Parceria com empresa iraniana integrará o Acre à rota turística entre Brasil e Peru

O governo do Estado anunciou nesta semana parceria com uma empresa de turismo do Irã, que possibilitará a inserção do Acre à rota turística entre o Brasil e Peru, possibilitando que as pessoas que passarem pelo país possam conhecer a culinária amazônica e suas especificidades, gerando impacto positivo no setor da economia do estado.

A parceria foi firmada pela Secretaria de Turismo e Lazer (Setul) durante participação do estado na World Travel Market Latin America (WTM), realizada em São Paulo com a proposta de dar visibilidade ao setor de turismo nas demais regiões nacionais e internacionais além de trabalhar a integração entre as empresas de turismo formando um corredor de inclusão.

“Nos próximos meses estaremos recebendo um representante da Câmara de Comércio de Turismo do Irã, que por meio de uma agência autorizada estará articulando o intercâmbio com o Brasil, com a proposta de ligar o Acre a um corredor com o Peru, para que o turista possa conhecer a Amazônia Brasileira e Peruana”, ressaltou Rachel Moreira, secretária de Turismo e Lazer do Acre.

 Outras parcerias

Acre faz parte do projeto de turismo “Cidades Inteligentes” (Foto: Cedida)

Na edição deste ano, a feira contou com um número menor de participantes, no entanto com significante volume de negócios para o Acre, a gestora da Setul, Rachel Moreira, considera a WTM uma oportunidade de fomentar o turismo tendo em vista as projeções para a região.

“Este ano as expectativas, na feira, foram superadas. Temos muito a comemorar na projeção de negócios para o setor de turismo no Acre. Nosso estande foi bastante visitado, firmamos parceria com a empresa Hi Position, de Minas Gerais, no tocante a implantação de um aparelho que disponibilizará aos visitantes algumas informações sobre o local visitado, temos também a proposta de criação do site da secretaria”, disse a gestora.

A implantação do sistema de identificação dos pontos de visitação no estado, funcionará por meio de plataforma via Bluetooth e disponibilizará informações culturais e históricas sobre o local visitado. O aparelho é em formato de moeda e, para ter acesso, o visitante precisa realizar um cadastro disponibilizando algumas informações pessoais. Dessa forma a Setul identificará o perfil e as demandas desse turista, assim poderá prestar um serviço com melhor qualidade.

Durante a WTM prospectos de grandes negócios para o setor do turismo no estado (Foto: cedida)

Desenvolvimento no setor

Dentre os diversos atrativos turísticos foi apresentado o Parque Estadual Chandlles. Considerado o segundo maior da região Norte, com uma área total de 695,303 hectares, o parque está localizado na região do Purus.

Para possibilitar ampla observação das espécies nativas o governo do estado investiu em estrutura  e construção de uma plataforma para observação de aves além de trilhas de 14 km de extensão para caminhada.

Segundo dados do Observatório do Turismo, em 2017 aproximadamente 89 mil turistas adentraram pelas fronteiras internacionais acreanas e 83 mil estiveram no estado. Com o resultado significativo da feira o Acre fará parte do programa cidades inteligentes e o governo do estado viabiliza novos direcionamentos de política públicas no Alto e Baixo Acre, Purus, Juruá e nas comunidades indígenas, no fomento ao turismo local.

Realizada de 3 a 5 de abril, na Expo Center Norte em São Paulo e  considerada a maior vitrine da América Latina para o mundo, a World Travel Market Latin America (WTM) atraiu diversas empresas expositoras e profissionais do setor de viagens além de gestores do setor de viagens e turismo.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter