Para manter o nível de estoque de sangue, Hemoacre convoca novos doadores

Com a chegada do feriado de Carnaval, que gera uma grande movimentação de público na cidade, é necessário manter o nível dos estoques sanguíneos do Centro de Hematologia e Hemoterapia (Hemoacre).

A gerente de Assistência do centro, Quésia Nogueira, explica que o Carnaval e datas festivas que geram grandes movimentações demandam que o estoque esteja preparado.

“Para colaborar é necessário que a pessoa se sinta bem de saúde e se voluntarie a doar sangue, que é um gesto pela vida”, contou Quésia Nogueira. Foto: Diego Gurgel/Secom

“Quando há um maior trânsito de pessoas na cidade, a probabilidade de acidentes aumenta. Por conta disso, é necessário que o estoque esteja em um bom nível, para que todos que necessitem possam ser atendidos”, afirma.

Além disso, Quésia conta que com a retomada dos mutirões de cirurgia, as bolsas de sangue são mais requisitadas, pois é necessária a realização de transfusão para manter os procedimentos cirúrgicos estáveis.

Uma única doação pode ajudar diretamente até quatro pessoas. Foto: Diego Gurgel/Secom

“As bolsas de sangue que são doadas hoje, por exemplo, só ficam disponíveis no prazo de, no mínimo, 48 horas, então pedimos que as pessoas que estejam bem de saúde, saudáveis, venham realizar a doação”, concluiu.

As doações de sangue podem ser realizadas no Hemoacre, em Rio Branco, das 7 às 18h, de segunda a sábado, inclusive nos feriados.

O que é preciso para doar

  • Levar documento oficial com foto;
  • Sentir-se bem de saúde;
  • Ter dormido no mínimo 6 horas na noite anterior;
  • Estar bem alimentado antes de doar;
  • Ter acima de 50kg;
  • Não ter consumido bebida alcoólica nas últimas 12 horas;
  • Ter entre 18 e 69 anos. Menores de 18 só podem doar mediante consentimento dos pais ou responsáveis.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter