Para combater a criminalidade, câmeras de monitoramento serão instaladas em Rio Branco

Visando garantir a segurança da população de Rio Branco e diminuir a criminalidade, a prefeitura, em parceria com o governo do Estado, vai implantar a primeira etapa do Plano Municipal Rio Branco mais Segura.

O lançamento do plano foi realizado na manhã desta segunda-feira, 14, no auditório da Fieac. Na ocasião, o governador Gladson Cameli e o prefeito Tião Bocalom assinaram um termo de cooperação técnica.

A prefeitura, em parceria com o governo do Estado, vai implantar a primeira etapa do Plano Municipal Rio Branco mais Segura. Fotos: Marcos Vicentti

“Esse é um trabalho de união, para que o mal da criminalidade seja reduzido e quem ganha com essa parceria é a população. Temos trabalhado muito para proteger o nosso bem maior, que são as pessoas, e temos visto os números de assassinatos e outros crimes se reduzindo”, declarou o governador Cameli.

Na primeira etapa, será implantado um sistema inteligente de videomonitoramento na Regional Seis de Agosto e no Centro. Serão acrescentados mais 18 pontos de cerco eletrônico em vias estratégicas, somando-se aos sete já instalados pela Segurança Pública estadual.

Praças, postos de saúde, escolas, quadras esportivas, mercados e pontos como Terminal Urbano, Calçadão da Benjamin Constant, Centro da Juventude da Cidade Nova, Gameleira, Horto Florestal, Parque Chico Mendes e Rodoviária Internacional serão comtemplados.

O prefeito Tião Bocalom lembra que o projeto é inédito na Amazônia. “As grandes metrópoles brasileiras já utilizam esse sistema, o Acre é o pioneiro na Região Norte. O grande problema da nossa cidade é a Segurança Pública e, se a prefeitura tem condições de ajudar o Estado, vamos fazer. Mesmo porque temos que dar segurança às nossas unidades de saúde, escolas, enfim, aos espaços públicos”, reforça.

O sistema será monitorado pelo Centro Integrado de Comando e Controle de Operações da Segurança Pública estadual, que acompanhará em tempo real.

“Esse é um trabalho de união, para que o mal da criminalidade seja reduzido e quem ganha com essa parceria é a população”, disse o governador. Fotos: Marcos Vicentti

“O projeto permitirá a integração futura do setor privado de monitoramento com o setor público e, consequentemente, possibilitará um impacto significativo no sistema de Segurança Pública e redução de delitos, principalmente patrimoniais”, garante o secretário de Justiça e Segurança Pública, coronel Paulo Cézar Rocha.

Serão adquiridas pela prefeitura, por montante superior a de R$ 3,8 milhões, câmeras de reconhecimento facial, que facilitarão a identificação de criminosos ou pessoas desaparecidas. Além disso, o projeto visa implementar nas escolas e unidades de saúde o “botão de emergência”, que poderá acionar rapidamente a polícia.

Investimentos

O governo do Estado vem fazendo investimentos significativos em equipamentos e pessoal para a Segurança Pública.

Em 2019, foram convocados 514 policiais civis e militares e foram criados o Centro Integrado de Operações Aéreas e o Grupo Especial de Policiamento de Fronteiras (Gefron). Em 2021, foram entregues mais de R$ 8 milhões em veículos, materiais e equipamentos destinados às instituições que integram as forças policiais. Na semana passada, foram convocados 187 aprovados no Cadastro de Reserva da Polícia Militar do Acre.

Essas e outras ações vêm fortalecendo às ações de combate à criminalidade e mostram o comprometimento do governador Gladson com a Segurança Pública do Estado.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter