Pando instala câmeras na fronteira com Acre e propõe troca de informações

O secretário boliviano esteve em Rio Branco (Foto: Assessoria Sesp)
Gestores discutiram compartilhamento de imagens das câmeras de vigilância na fronteira (Foto: Marcelo Torres)

Na manhã desta sexta-feira, 20, o chefe da segurança pública do Departamento de Pando, Pedro Villa, esteve reunido em Rio Branco com o secretário de Segurança Pública do Acre, Emylson Farias, para apresentar o sistema de videomonitoramento que será implantado na fronteira entre Brasil e Bolívia, do lado boliviano.

Em virtude da instalação de dez câmeras de videomonitoramento nos municípios de Brasileia e Epitaciolândia, realizada na última quarta-feira, 18, as forças de segurança de ambos os países estudam uma possibilidade de trabalharem de forma integrada com o cruzamento de informações.

“A ideia é fazer com que se reduzam os crimes de roubos de veículos que ocorrem no Brasil e, muitas vezes, são levados ao país vizinho. As polícias já trabalham há algum tempo compartilhando informações para coibir a prática, mas a ideia é reforçar com a troca de informações das imagens registradas com o videomonitoramento”, destacou Emylson Farias.

De acordo com Pedro Villa, o videomonitoramento está em fase de conclusão. Em outros departamentos, como Catarina, La Paz e Cochabamba, onde já existe esse sistema, os crimes contra o patrimônio foram reduzidos em até 30%.

“Sempre houve uma boa relação entre os governos do Acre e de Pando, a ideia é traçar uma estratégia de trabalho por meio das câmeras de vigilância nas fronteiras para chegarmos até os criminosos que não praticam apenas roubo, mas também outros crimes, como o narcotráfico”, ressaltou Villa.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter