Embaixador da Bélgica conhece empreendimentos sustentáveis em Xapuri

 A Natex é única fábrica do segmento que tem como matéria-prima a borracha nativa (Foto: Maria Meirelles/Secom)
Natex é única fábrica do segmento que tem como matéria-prima a borracha nativa (Foto: Maria Meirelles/Secom)

O modelo de economia sustentável adotado pelo Acre tem chamado atenção de outros países. Na quinta-feira, 19, o embaixador da Bélgica no Brasil, Jozef Smets, conheceu de perto o funcionamento da Fábrica de Preservativos Masculinos Natex e da Usina de Beneficiamento de Castanhas, ambos em Xapuri.

Os empreendimentos geram renda para extrativistas da região e entorno, e garantem a conservação da floresta. Cerca de 700 famílias de seringueiros vendem a sua produção de látex para a fábrica, que produz em média 90 milhões de preservativos por ano.

A Natex é a única fábrica do segmento que tem como matéria-prima a borracha nativa. O empreendimento, fomentado pelo governo do Estado, tem como foco a industrialização de produtos extrativistas, valorizando o potencial econômico da floresta.

A visita do diplomata pela fábrica foi conduzida pela diretora-executiva ma Natex Dirlei Bersch, que explicou como funciona o pagamento do látex vendido pelos seringueiros, apoiados pelo Sistema de Incentivos aos Serviços Ambientais (Sisa).

“Essa atividade de produção sustentável, desenvolvida pela empresa Natex, faz parte de uma visão maior de um tipo de desenvolvimento que integra a floresta, os aspectos ambientais, mas também que envolvem a inclusão social e a comunidade. Esse é um exemplo maravilho e um privilégio para nós, de descobrir e visitar uma empresa como essa”, frisou Smets.

Usina de Castanhas

Reinaugurada em 2012, após ampliação e modernização, a Usina de Beneficiamento de Castanha Chico Mendes, em Xapuri, é gerida pela Cooperativa Central de Comercialização de Extrativistas do Acre (Cooperacre).

O empreendimento possui mais de 70 funcionários (Foto: Maria Meirelles/Secom)
O empreendimento possui mais de 70 funcionários (Foto: Maria Meirelles/Secom)

O empreendimento possui mais de 70 funcionários e gera renda para 36 associações e seis cooperativas acreanas. Os produtos, comercializados nos principais supermercados do estado e exportados para outros centros do Brasil em breve estarão sendo levados para os Estados Unidos.

Smets, que conheceu de perto o fluxo de trabalho da usina, ficou impressionado com sistema de inclusão comunitário adotado pela empresa.

“É muito satisfatório ver como as pessoas se relacionam no Acre com a floresta, sempre pautados em cima de uma política ambiental e ao mesmo tempo gerar empregos. Essa ligação com a floresta é algo único no mundo”, destacou o embaixador.

Turismo

A agenda do diplomata em Xapuri segue até este sábado, 21. O embaixador da Bélgica, que está hospedado no Seringal Cachoeira, vai conversar com as comunidades extrativistas da região e conhecer o projeto de Manejo Comunitário Sustentável, desenvolvido dentro da Resex Chico Mendes.

Sobre sua visita ao Acre, Smets ressalta que nunca vai esquecer a experiência. “No meu país, a opinião pública e as pessoas também têm uma grande consciência ambiental, mas aqui no Acre as coisas estão bem avançadas, e por isso decidi ficar mais tempo do que o previsto, conhecendo as iniciativas”, disse.