Programação cultural que comemora o Mês de Portugal no Acre apresenta duas atividades abertas ao público, nesta quinta-feira, 6. Na Biblioteca da Floresta, espaço onde figura em cartaz a exposição “Pelos Caminhos de Portugal”, acontecerá a palestra sobre Literatura Portuguesa, às 15 horas. Para encerrar o dia, o Sarau Lusitano, a partir das 18 horas, na Concha Acústica.
Apaixonada por Literatura Portuguesa, a pós-doutora em Literatura Comparada, professora Simone Lima, é a palestrante convidada. Na palestra, Simone traçará o panorama diacrônico sobre os oito séculos da língua portuguesa com os poetas trovadores, a Lírica Camoniana, a obra de Manuel de Bocage e dos poetas românticos Almeida Garret e Alexandre Herculano, até chegar ao moderno Fernando Pessoa e seus heterónimos: Ricardo Reis, Alberto Caieiro e Álvaro de Campos.
A costura traz ainda as sete obras para conhecer o Nobel português de Literatura, José Saramago, e faz uma ênfase na literatura africana com Mia Couto. O jornalista português Manoel Sousa mediará com a participação da escritora Robélia Fernandes, membro da Academia Acreana de Letras.
A poesia e a canção na construção do Sarau Lusitano. Dança etnográfica “As Pastorinhas”, roda de poesia e música portuguesa e brasileira, trazem ao palco os poetas Nilda Dantas e Manoel Sousa, além dos contadores de histórias: Thaynan Araújo, Maionara Márcia Ribeiro e Geovane Roger. A cantora Iana Sarquis faz sua participação com músicas de compositores portugueses.
O projeto é idealizado pelo governo do Estado, através da Fundação de Cultura Elias Mansour, com o apoio da Biblioteca da Floresta.