A convite do governador Tião Viana, o padre Luiz Ceppi realizou nesta quinta-feira, 8, uma palestra para membros do governo sobre a encíclica “Laudato si” – “Louvado seja” em português –, a primeira totalmente escrita pelo papa Francisco, que fala sobre ecologia, valores familiares e sociais.
“Laudato si” é considerado por muitos teólogos um dos documentos mais lúcidos e corajosos dos últimos tempos lançados pela Igreja Católica.
A encíclica propõe uma nova ecologia, chamada de Ecologia Integral. Além disso, o documento não é dedicado somente aos católicos, mas “a cada pessoa que habita neste planeta”.
“Desde que tivemos a eleição do papa Francisco, ele fala sobre a capacidade de dialogar em três eixos: com Deus misericordioso, com toda a humanidade e com a Terra”, disse Ceppi.
Como uma bandeira da Igreja agora, o ser humano e o meio ambiente devem ser entendidos como todo o contexto da realidade.
Aproveitando o momento, o governador Tião Viana ressaltou que aquela era uma reflexão para todos praticarem o ato de ouvir o próximo. “Considero esse um momento especial para nós, de reflexão, de olharmos para nós mesmos. Quando temos a capacidade de ouvir, reduzimos nossos erros. Esse papa tem sido único, com uma nova visão de igreja”, disse o governador.