Acre realiza etapa estadual da IX Conferência Nacional do Serviço Social

A conferência mobilizou delegados de todo estado (Foto: Edna Medeiros/Secom)
A conferência mobilizou delegados de todo estado (Foto: Edna Medeiros/Secom)

A vice-governadora do Acre Nazareth Araújo participou na quinta-feira, 8, no auditório da FAAO, da abertura da etapa estadual da IX Conferência Nacional do Serviço Social. O evento terá duração dois dias e está sendo realizado pelo Conselho Estadual de Assistência Social, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds).

O encontro tem como objetivo avaliar a situação do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e propor novas diretrizes para aperfeiçoamento e qualificação das ofertas de serviços, programas e projetos, consolidando o programa.

“Esta é uma reunião que vai fazer um balanço dos dez anos do Suas e projetar os próximos dez. No Acre temos um governo com elevada sensibilidade social, e mesmo no momento de crise mantemos as políticas sociais e avançamos nas políticas  socioassistenciais”, disse  Gabriel Gelpke, titular da Seds.

O diretor de gestão do Suas do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, José Cruz, ressaltou a importância da conferência, que está sendo realizada em vários outros estados. “Neste espaço privilegiado de democratização na área da assistência social, com diálogo estreito e fraterno com os componentes da rede, podemos fortalecer os espaços para consolidar essa conquista civilizatória, que é o sistema único da assistência social,” avaliou.

Durante a conferência, os participantes irão conhecer uma nova plataforma digital lançada pelo governo federal, chamada Dialoga Brasil.

“As pessoas podem participar diretamente nos diversos temas sobre saúde, educação, redução da pobreza, segurança pública e cultura. A agenda de assistência social está presente e já conta com quase 250 propostas. O governo, no final do processo vai responder e se apropriar das propostas mais bem colocadas. E a conferência tem condições de participar e ocupar com suas pautas e agendas sociais,” disse Ricardo Poppi, coordenador-geral de Novas Mídias e outras Linguagens de Participação, da Secretaria Geral da Presidência da República.

Nazareth Araújo elogiou a participação dos 22 municípios acreanos na etapa estadual, quando serão escolhidos os delegados para a nacional, que será realizada no mês de dezembro, em Brasília: “A conferência é a forma de ouvir, buscar a democracia participativa”, avaliou.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest