Pacientes do Hosmac encenam peça de Natal

Nas datas comemorativas a direção do hospital busca realizar eventos para que os pacientes sejam inseridos no convívio social (Foto: Diego Gurgel/Secom)
Nas datas comemorativas a direção do hospital busca realizar eventos para que os pacientes sejam inseridos no convívio social (Foto: Diego Gurgel/Secom)

O Hospital de Saúde Mental do Acre (Hosmac) realiza sua festa de confraternização relembrando o significado do Natal com peça de teatro. A encenação foi feita na tarde desta quinta-feira, 18, com a participação dos familiares dos pacientes e funcionários que prestigiaram toda a interpretação com direito a fundo musical dos estudantes do curso de música da Universidade Federal do Acre (Ufac).

O hospital está com 56 pacientes em tratamento que contam com especialistas de psicologia, serviço social, terapia ocupacional, educação física, dentista, duas enfermeiras e quatro técnicos de enfermagem.

De acordo com a terapeuta ocupacional Ângela Galo os funcionários fazem o possível para celebrar as datas comemorativas. “As confraternizações servem como terapia. Essas ações fazem com que eles tenham melhoras no quadro clínico e, de certa forma, fazem com que se sintam inseridos no convívio social”, destacou.

Para a aposentada Maria Liduina, que tem um filho com problemas mentais e realiza tratamento na unidade, esse momento de amor e carinho com os pacientes é muito importante, pois apesar da enfermidade, eles estão aprendendo o significado do Natal por meio da direção do hospital que organizou toda essa festa.

“Aqui ele é bem acolhido pelos médicos e enfermeiros, e nesse período já percebo grandes melhores em seu estado mental”, comentou.

Hosmac acolhe!

A equipe do hospital realiza atividades para entreter os pacientes (Foto: Diego Gurgel/Secom)
Equipe do hospital realiza atividades para entreter os pacientes (Foto: Diego Gurgel/Secom)

“Os principais casos atendidos no hospital são de transtornos de ansiedade, como depressão, síndrome do pânico, a ansiedade em si e transtorno obsessivo compulsivo (TOC). Casos mais graves incluem bipolaridade e esquizofrenia, principais motivos dos casos de internação”, explica o diretor-geral do Hosmac, Marcos Araripe.

Atualmente acolhe dois pacientes residentes (pessoas que moram lá) geralmente abandonados pela família, sem expectativa de deixar o hospital. Os dias de visita do Hosmac são as quintas e domingos.

A equipe do hospital realiza atividades para entreter os pacientes, como um bingo ou cuidar de uma horta, por exemplo. Também há sessões de cinema e até desfiles de moda.

Como receber atendimento no Hosmac?

Para ser atendido pelo Hosmac é necessário que o paciente seja encaminhado pelas unidades de atenção básica ou outros hospitais. Dependendo da gravidade, o atendimento pode ser realizado no mesmo dia, mas no geral são marcadas consultas com espera de 30 a 60 dias. “Cada caso é um caso. Somos nós que avaliamos. Até porque, pacientes psiquiátricos não têm alta”, explica Marcos Araripe, diretor do Hosmac.

 

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter