Pacientes do HC que passarão por cirurgia no joelho recebem orientação

Pacientes recebem cartilha informando sobre cuidados pós-operatórios (Foto: Álefe Souza)
Pacientes recebem cartilha informando sobre cuidados pós-operatórios (Foto: Álefe Souza)

Pacientes que irão se submeter a cirurgia de artroplastia total do joelho e seus familiares participaram de uma palestra no auditório do Hospital das Clínicas (HC) de Rio Branco, na noite de quinta-feira, 27, para receber explicações sobre o procedimento e esclarecer dúvidas.

As cirurgias serão de 30 de março a 3 de abril, no HC, realizadas por uma equipe de médicos ortopedistas do Instituto de Traumatologia (Into) do Rio de Janeiro. Vinte e oito pacientes que aguardam na fila de espera serão submetidos ao procedimento.

A artroplastia total de joelho é recomendada para substituir a articulação danificada por uma prótese, proporcionando melhora da dor, correção de deformidades e recuperação de movimentos necessários para as atividades de vida diária, como sentar, andar, subir e descer escadas.

“Se o paciente seguir todas as recomendações recebidas para o período pós-operatório, pode retornar às atividades normais rapidamente, com independência e sem dor”, disse o ortopedista do HC Rodrigo Minuano.

A aposentada Maria Florêncio, 72, é uma das pacientes que aguarda pela cirurgia. Ela conta que sofre muito com dores no joelho. “Espero que a cirurgia seja um sucesso e eu possa parar de sofrer com esse problema”, disse.