SEPN
O lançamento do programa será dia 2 de abril com a entrega de 180 barracas à prefeitura (Foto: Edna Medeiros/Secom)

A Secretaria Estadual de Pequenos Negócios (SEPN) apresentou na tarde desta quinta-feira, 26, o programa estadual para feiras regionais do Acre. A exposição foi feita pelo secretário da SEPN, Henry Nogueira, a representantes de instituições financeiras, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Conselho de Economia Solidária, secretarias de governo e parceiros.

O programa está contido em uma cartilha que orienta como organizar feiras regionais no Acre, sobretudo as feiras de economia solidária. O documento será lançado no dia 2 de abril, com a entrega de cinco mil cópias em todo o estado. Na ocasião, o governo repassará à prefeitura de Rio Branco 180 barracas de vendas. Só nessa aquisição, o investimento do Estado, em conjunto com o governo federal, soma cerca de R$ 1 milhão.

Segundo o secretário de Pequenos Negócios, a estratégia do governo é combater a pobreza, ao passo que gera renda e a participação da comunidade na economia local. “O foco é, principalmente, a economia solidária, e a intenção é implantar mil expositores, que poderão alcançar mil empreendimentos, resultando no atendimento de cerca de cinco mil famílias nas organizações das feiras”, disse Nogueira.

O secretário reforçou que o projeto fortalece a cultura regional, consolida oportunidades de renda e incentiva a prática empreendedora e solidária no estado. “A feira é uma grande oportunidade de geração de renda para as famílias, pois gera dinâmicas alternativas àqueles que não possuem emprego”, reforçou.

A apresentação detalhada da cartilha foi feita pela secretária adjunta da SEPN, Silvia Monteiro, para quem a publicação funcionará como um instrumento de orientação aos empreendedores. “Com esse projeto, o Acre se tornará referência em economia solidária para o restante do país”, destacou.