Paciente que recebeu transplante de fígado tem previsão de alta da UTI

“O paciente poder fazer um transplante no próprio estado", disse Tião Viana (Foto: Luciano Pontes/Secom)
“O paciente poder fazer um transplante no próprio estado. É um ganho sem precedentes para a saúde a estadual”, disse Tião Viana (Foto: Luciano Pontes/Secom)

“Essa é uma luta de 18 anos de preparação para que o Acre possa ofertar tanto a captação de fígado quanto agora possibilitar o transplante desse órgão no estado”, declarou o governador, Tião Viana, durante o transplante de fígado que ocorreu no último sábado, 5, no Hospital das Clínicas (HC) de Rio Branco. O paciente passa bem e já conta com a possibilidade de nos próximos dias receber alta da Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

“Estamos dividindo a alegria e a esperança pela vida do paciente. É o início de um forte programa para a saúde pública.”

Tião Viana

O transplante de fígado foi realizado por uma equipe de médicos do Acre e de São Paulo. Conduzido pelo médico Tércio Genzini, além do transplante de fígado, feito em Rio Branco, foram captados do doador, que teve morte encefálica, dois rins, enviados para receptores compatíveis do estado de São Paulo.

Minutos antes da cirurgia, o governador falou sobre a expectativa de poder ofertar esse serviço no estado: “O paciente poder fazer um transplante no próprio estado, sem precisar sair de casa. É um ganho sem precedentes para a saúde estadual”.

De acordo com a secretária de Estado de Saúde, Suely Melo, que também estava presente antes da cirurgia, esse é um marco na história da saúde do Acre. “Um procedimento de alta complexidade que é um transplante de órgão, como os que já realizamos, como rins, córneas e pâncreas, e agora com o fígado, possibilita não só para o povo acreano, mas também para a Região Norte do país, um serviço de qualidade, bem como a possibilidade de zerar a fila de espera para esse transplante em específico”, destacou.

Recomeço

O paciente que recebeu o órgão se mostrava bastante tranquilo antes da cirurgia, e relatou suas perspectivas para o futuro. “A hepatite é uma doença devastadora. Atinge não só o paciente, mas também a família, que, aflita, sofre também. Estou bastante otimista de que vai dar tudo certo, pois tenho a plena confiança na equipe médica que foi primordial no meu tratamento, e será daqui para frente na recuperação depois do transplante”, relatou o paciente receptor do fígado.

O receptor disse, ainda, que participar desse feito histórico e ser o pioneiro a realizar o transplante de fígado no Acre encoraja outros pacientes que desistem de procurar o tratamento e de se submeter ao transplante, porque antes teriam que se deslocar até outro estado para fazer procedimento.

O governador Tião Viana fez questão de se reunir com a equipe médica, coordenada por Tércio Genzini, momentos antes da cirurgia: “Estamos dividindo a alegria e a esperança pela vida do paciente. É o início de um forte programa para a saúde pública”, disse.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter