PAA: há dez anos, direto do produtor para a merenda escolar

“O PAA é a melhor coisa que poderia existir para o produtor”, Francimar Flores (Foto: Angela Peres/Secom)
“O PAA é a melhor coisa que poderia existir para o produtor”, afirma Francimar Flores (Foto: Angela Peres/Secom)

É na zona rural de Brasileia, mais precisamente no km 4 do Polo Agroflorestal Wilson Pinheiro, que Francimar Flores e a mulher Valdilene Gonçalves vivem há dez anos. É da produção de sua terra que provêm o sustento, o vestir e o calçar dos três filhos. A entrega dos produtos direto para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) tem melhorado a renda dos produtores inseridos no programa, além de complementar o cardápio da merenda escolar no município, com a doação simultânea para as escolas.

“Se não fosse o dinheiro que eu ganho com o PAA, não teria conseguido fazer esta casa, e ainda ia morar na beira do rio.”

Francimar Flores

Enquanto a cidade dorme, a rotina do produtor começa bem cedo, com o nascer do Sol – afinal, são necessários tempo e dedicação para dar conta do roçado e da horta. Segundo Francimar, é um trabalho que requer coragem, mas, ao mesmo tempo, é compensador. Graças ao esforço diário, ele e a família deixaram o casebre onde moravam à beira do rio que corre logo atrás da propriedade. Agora não precisam mais temer os períodos de enchente, porque já construíram uma casa digna para viver com as crianças. “Se não fosse o dinheiro que eu ganho com o PAA, não teria conseguido fazer esta casa, e ainda ia morar na beira do rio”, contou.

Ter a venda da produção garantida para o governo é a motivação que o proprietário tem para continuar a fazer planos para a família, diferentemente de outros tempos, em que só comercializava os produtos na feira de Brasileia e nem sempre vendia o que levava – muito menos a um preço justo. “Hoje tenho segurança para me programar com esse dinheiro, tenho como comprar roupas e calçados para meus filhos e fazer a feira em fardos.”

programa-aquisicao_alimento_20_05_2014_angela_peres (3)
Na Escola Estadual Kairala José Kairala, mais de mil alunos, em três turnos, são beneficiados com os produtos recebidos do PAA (Foto: Angela Peres/Secom)

Todas as terças-feiras, o caminhão estaciona no portão da família para levar a produção até o Mercado Municipal de Brasileia. Uma preocupação a menos, já que antes era preciso fretar um carro para transportar a mercadoria. Com a entrega semanal no mercado, mais de 20 entidades de Brasileia recebem doações de arroz, macaxeira, feijão, frutas e verduras. Dessas, são beneficiadas escolas, creches, igrejas e hospitais. “O PAA é a melhor coisa que poderia existir para o produtor”, frisou Flores.

A doação sempre chega em boa hora à Escola Estadual Kairala José Kairala. De acordo com a diretora Vilma Galli, mais de mil alunos em três turnos são beneficiados com os produtos recebidos do PAA. “É uma opção que temos para complementar a alimentação dos alunos e oferecer um cardápio mais saudável, como vitaminas, saladas, mingau de banana ou uma fruta acompanhada pela refeição”, explica.

banner-paa-10-anosDENTRO