P2R2 do Acre é exemplo para outros Estados

Técnicos da Bahia levarão as experiências acreanas para dar continuidade ao trabalho que já desenvolvem

O Plano Nacional de Prevenção, Preparação e Resposta Rápida em Emergências Ambientais no Acre, mais conhecido como P2R2, foi apresentado, nesta sexta-feira, 17, na Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), para uma equipe de técnicos do Instituto de Meio Ambiente do Estado Bahia (IMA). O Acre é considerado referência neste projeto, que utilizou as informações do ZEE para fomentar e dar qualidade ao trabalho que realiza.

As experiências obtidas pela equipe do Acre foram apresentadas pela coordenadora do P2R2 no Estado, Rosana Santos. Os técnicos visitantes Ronaldo Martins, Pedro Ricardo Moreira, Margareth Maia e Roseane Andrade de Oliveira, mostram bastante entusiasmo ao conhecer o caminho percorrido pela equipe acreana. Além de mapear, quantificar e avaliar as áreas de risco de acidentes ambientais, como derramamento de combustíveis, o P2R2 prepara a melhor forma de dar resposta rápida aos incidentes.

O levantamento do programa é feito a partir da análise de dados e avaliação de relações entre as atividades potencialmente impactantes, áreas contaminadas e passivos ambientais, sítios frágeis ou vulneráveis, histórico de ocorrência de acidentes ambientais e unidades de resposta.

O Governo do Acre construiu, com apoio da sociedade civil, um modelo de desenvolvimento que tem na sustentabilidade das atividades humanas seu foco principal. Desta forma a filosofia norteadora do P2R2 vem ao encontro das preocupações crescentes relacionadas aos riscos potenciais desses contaminantes para saúde humana e o meio ambiente.

Desta forma a adoção de planos preventivos e de ações de combate aos episódios com produtos perigosos, reveste-se de importância cada vez maior. De acordo com Rosana Santos, atingir um desempenho gerencial eficiente no controle ou na redução desses riscos é um dos objetivos do projeto e requer o compromisso público com políticas, metas e programas de abordagens sistemáticas, a fim de obter a melhoria contínua na prevenção e combate a esses eventos.