O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) disponibiliza, desde o ano de 2011, o serviço de ouvidoria na internet. Qualquer dúvida sobre o Detran, principalmente sobre habilitação, multas e transferências de veículos podem ser enviadas à autarquia e estas serão respondidas. Reclamações e elogios também podem ser feitos por meio deste canal de comunicação.
O serviço consta de mensagens enviadas via e-mail com dúvidas, sugestões e reclamações sobre todos os serviços e atendimento de responsabilidade do departamento.
A ouvidoria está diretamente ligada à diretoria geral do Detran, que dá o encaminhamento, principalmente às reclamações e sugestões da população. O setor responsável é acionado pra solucionar o problema e estudar a implantação das sugestões feitas por meio da ouvidoria.
“Estamos atentos às necessidades da população,queremos estar cada dia mais próximo de todos. Entendemos que esse é um serviço que deve crescer mais, disponibilizando o atendimento pessoal e por meio dos telefones”, explica a diretora-geral do Detran, Sawana Carvalho.
Nesse período de três anos já foram recebidas mais de 4.500 mensagens, dando sempre respostas ao cidadão, inclusive quando sua reivindicação não pode ser atendida. A meta do Detran é ampliar cada dia mais sua proximidade com a população utilizando, inclusive, as redes sociais.