Órgãos de Meio Ambiente apresentam resultado da Operação Onda Verde

Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac), o Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA) e o Ibama apresentaram nesta sexta-feira, 18, os resultados da Operação Onda Verde. A força-tarefa está sendo desencadeada desde o dia 7 deste mês.

Nas últimas duas intervenções realizadas, os policiais e fiscais apreenderam equipamentos para derrubada, combustíveis, munição, armamento e tratores. Tudo estava em um acampamento montado na floresta pelos madeireiros ilegais.

Gestores do Estado e Ibama falaram sobre a operação (Foto: Diego Gurgel/Secom)

Os dois homens encontrados no local, montado em uma área da União na divisa do Acre com o Amazonas, foram flagranteados por crime ambiental e conduzidos a Rio Branco para prestar esclarecimentos à Polícia Federal.

“Essa é uma operação que faz parte do plano de combate a incêndios e desmatamento no Acre. É uma atividade de resposta ao acréscimo que tivemos desse tipo de crime em toda região. Todas as instituições estão juntas nesse combate”, disse Carlos Gadelha, superintendente do Ibama no Acre.

Áreas identificadas e embargadas

Também esta semana as equipes estiveram na região do Alto Acre. Os satélites de referência identificaram áreas de desmatamento e queimadas em Assis Brasil, Brasileia e Capixaba.

Todos os polígonos mapeados foram visitados pelos agentes e notificados quando constatadas as irregularidades.

“O serviço de inteligência utiliza informações de satélite e monitora os locais. Esses dados são constantemente atualizados e repassados aos órgãos de comando e controle”, lembrou o major Samir Freitas, comandante do BPA.

Com a autuação, os órgãos de Meio Ambiente fazem o embargo das áreas. Os proprietários nesta situação ficam impedidos de acessar linhas de crédito ou executar qualquer plano de atividade nas propriedades.

“O objetivo comum dos órgãos estaduais e federais é reduzir o desmatamento e as queimadas ilegais. As áreas definidas por nós como prioritárias foram vistoriadas e embargadas, e os responsáveis, autuados”, afirmou Paulo Viana, diretor-presidente do Imac.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter