Acre representa Região Norte em encontro sobre cuidados à pessoa idosa

João Paulo Silva, diretor do Dape, representou a Região Norte no encontro nacional (Foto: Júnior Aguiar)

O Acre foi convidado para participar de uma discussão técnica referente à linha de cuidado ao idoso. O encontro foi realizado na última quarta-feira, 16, na sede da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em Brasília, e quem representou o Estado foi a Secretaria de Saúde, por meio da área técnica de saúde do idoso.

Também estiveram presentes representantes do Departamento de Atenção Básica do Ministério de Saúde (MS) e da Coordenação Nacional de Saúde do Idoso, além de gestores da área das outras regiões do país.

O objetivo foi de tratar com o Ministério da Saúde da definição de uma linha de cuidado para a atenção integral à saúde das pessoas idosas na Rede de Atenção à Saúde e sua funcionalidade como eixo estrutural do cuidado. O Acre também representou a Região Norte na discussão.

Segundo o gerente do Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas (Dape) da Sesacre, João Paulo Silva, o evento partiu da necessidade de identificar as necessidades de saúde desse público, considerando sua capacidade funcional e heterogênea a partir do processo de envelhecimento.

“Um dos pontos cruciais discutidos durante o encontro foi a concordância em promover capacitações para os profissionais da rede, de acordo com as competências necessárias para a implementação dessa linha de cuidado, sempre valorizando o idoso em seu território de saúde”, explicou Silva.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter