Ordem da Estrela do Acre

Binho homenageia com a insígnia mais alta do Estado 15 laureados

 

foto_sergio_vale_1.jpg
foto_sergio_vale_16.jpg
foto_sergio_vale_11.jpg

Quinze pessoas recebem homenagem com a Ordem da Estrela do Acre, dada a quem tem história de vida e de luta em benefício do povo do Acre (Fotos: Sérgio Vale/Secom)

A homenagem é dada a pessoas que tem uma história de vidas e de luta em prol do povo do Acre, dedicando a esta terra o seu trabalho. "Não é fácil escolher os homenageados, porque são muitas pessoas merecedoras, mas é certo que todos os que estão recebendo a insígnia esta noite são pessoas que, reconhecidamente, dedicaram muito de sí ao povo do Acre e foram escolhidas de forma muito criteriosa. Eu faço um último pedido como governador, neste último dia de governo que me resta: não abandonem esta luta. Nunca deixem de lutar. Não abandonem esta luta", disse o governador Binho Marques.

O secretário de Planejamento e de Habitação, Gilberto Siqueira, que há 12 anos ocupa a pasta nos governos da Frente Popular e trabalhou, inclusive sábados e domingos, para trazer para o Acre recursos para os projetos de desenvolvimento do Estado, foi um dos condecorados. Ele quebrou o protocolo da solenidade para agradecer a homenagem: "Cheguei muito jovem no Acre e poderia ter feito minha vida profissional em qualquer lugar do Brasil, mas, o carinho que encontrei aqui só recebi igual da minha mãe. Estou deixando a vida pública e ingressando no setor privado, mas continuarei a ajudar o Acre, de onde eu estiver", declarou.

O frei Paulino Baldassari dedica a sua vida ao povo do Acre e até hoje, aos 85 anos, ainda sobe e desce rios em Sena Madureira cuidando de seringueiros e ribeirinhos recebeu o grau Grã Cruz. "Eu sou italiano, mas meu coração é profundamente acreano. Eu me sinto feliz em estar aqui representando o povo do Acre. Eu fui o primeiro aqui a falar em ecologia, quando ninguem falava. Eu peço a todos que criem uma consciência, e que isso tem que sair das reuniões e vir para a prática. Não podemos derrubar nossa floresta. É preciso desenvolver e comer carne de gado, mas hoje já tem mecanização e ciência [tecnologia] para isso", disse o frei, que recebeu a honraria ao lado do senador Aníbal Diniz, que foi secretário de Comunicação do Governo Binho Marques.

Aníbal foi seminarista em Sena Madureira. "Olha só, quem diria. O Aníbal foi meu seminarista. E agora é senador. Espero que ele faça por onde merecer este cargo, senão, assim como eu já fiz com governadores, ele também vai levar puxão de orelha", disse o Frei Paulino.

"Essa medalha não é minha. Eu sou apenas um representante de toda a equipe de secretariado do Binho, que não podia agraciar a todos nós que trabalhamos para tornar o Acre um lugar melhor com esta condecoração. Levo comigo essa medalha para o meu gabinete e renovo aqui o meu compromisso de não me envaidecer, de continuar lutando pelo povo do Acre e de ser um eterno aprendiz".

{xtypo_rounded2}
Conheça os laureados com a honraria

Pedro Ranzi – Grã Cruz
Aníbal Diniz – Grã Cruz
Frei Paulino Baldassari – Grã Cruz
Fábio Vaz de Lima – Grande Oficial
João Francisco Salomão – Grande Oficial
Mâncio Cordeiro de Lima – Grande Oficial
Gilberto Siqueira – Grande Oficial
Moisés Diniz – Grande Oficial
Sérgio Roberto de Souza – Comendador
Maria Luiza de Oliveira Assis Pereira – Comendador
Maria Corrêa da Silva – Comendador
Francisca Marinheiro – Oficial
Manoel Lima – Oficial
Verônica Laurino Souza – Oficial
Raimunda Bezerra da Silva Klain – Oficial  

foto_sergio_vale_17.jpg

{/xtypo_rounded2}

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter