Missões Especiais

Operadora de segurança do Acre conclui curso de negociador policial

A 1° tenente da Polícia Militar Ivanise Pontes, atualmente lotada no 8° Batalhão PM, situado em Sena Madureira, concluiu nesta quarta-feira, 20, no Espírito Santo, o curso de Negociador Policial.
O VI Curso de Negociação Policial foi realizado pelo Batalhão de Missões Especiais da Polícia Militar do Espírito Santo (BME), tendo início no dia 20 de setembro e conclusão em 20 de outubro. Participaram da qualificação polícias de vários estados da federação.
Tenente é primeira mulher da Polícia Militar do Acre a concluir curso de negociador policial.  Foto: cedida
O processo seletivo para o curso ocorreu em três etapas distintas: teste de fluência, teste de elevação do estresse e entrevista pessoal, processo esse que buscou avaliar as condições necessárias para se buscar elementos da tropa com o perfil desejado para se formar um negociador policial. A tenente Ivanise Pontes é a segunda operadora de segurança do Estado a formar-se em um Curso de Negociação Policial, sendo a primeira mulher.
“O VI Curso de Negociação Policial buscou despertar em cada aluno a necessidade de sermos treinados para lidar com os mais diversos ambientes estressantes e com vidas em jogo. Propiciou experiências únicas de confronto dos conhecimentos teóricos com as simulações da vida real. Sem dúvida, estaremos muito mais capacitados para atender ocorrências de crises policiais e assim, prestar um atendimento de excelência à sociedade acreana”, comentou a tenente.
O comandante-geral da PMAC, coronel Paulo César Gomes da Silva, destacou a importância desta capacitação para a Polícia Militar e para o Estado. “Com a capacitação realizada pela tenente Ivanise, ela será a única negociadora policial do Estado. Estávamos sem um policial na ativa com esta formação, que é de suma importância, especialmente em ocorrências complexas que envolvam reféns, artefatos explosivos e suicídios. A capacitação profissional de nossos policiais tem sido um dos principais investimentos que o governo do Estado tem feito para melhorar a oferta de segurança pública a sociedade acreana”.