Operação de limpeza avança em bairros de Rio Branco

As equipes iniciam o trabalho às sete da manhã para retirar os destroços (Foto: Angela Peres/Secom)
As equipes iniciam o trabalho às 7 da manhã para retirar os destroços (Foto: Angela Peres/Secom)

A ação de limpeza e desobstrução dos bairros de Rio Branco, resultado da parceria entre governo e prefeitura, teve início na segunda-feira, 9, com a retirada de pelo menos 30 toneladas de lixo e entulho. A operação avança pelas ruas da capital, para viabilizar o retorno das famílias que foram atingidas pela enchente do Rio Acre.

No bairro Quinze, homens e máquinas começam cedo as atividades. Na Rua Andirá, o trabalho é intenso para retirar os escombros deixados pelas águas. Segundo o encarregado pela operação no bairro, Jacinto Alves de Mendonça, a meta da equipe é fazer a limpeza de pelo menos seis ruas por dia, haja vista que alguns pontos ainda permanecem alagados.

“Tenho 27 anos de prefeitura e nunca vi algo parecido, ficaram muitos destroços. Aqui nesse bairro estamos com 10 garis, seis caçambas, uma retroescavadeira e uma pá carregadeira”, frisou.

Um dos moradores que já retornou à sua residência, William Gutierres, falou da situação em que viu seus pertences com a cheia. “A água nunca tinha entrado na minha casa, mas dessa vez não teve jeito. Apesar de suspender os móveis, perdi alguns pertences. Depois de ver essa destruição toda na minha rua, só resta o agradecimento pelo trabalho que estão fazendo, porque se não fosse isso nem seria possível voltar para casa”, disse.

A mobilização da Ação de Limpeza Pós-Alagação conta com 30 equipes de 570 homens, 273 operadores e 280 equipamentos.