Operação conjunta das Forças de Segurança faz maior apreensão de armas de fogo do Alto Acre

Os constantes roubos de veículos, somados ao medo da população do Alto Acre ao aumento de violência, fizeram a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) enviar reforços para o combate ao crime nas regiões de fronteira. Assim, na madrugada desta quarta-feira, 7, foi registrada a maior apreensão de armas de fogo da história da região. A Operação Horus, do governo federal, foi um trabalho de equipe entre as forças nacionais brasileira e boliviana.

Operação representou a maior apreensão de armas do Alto Acre. Foto: Ascom Sejusp

Ainda na terça-feira, 6, foram encontradas três submetralhadoras e um revólver na zona rural de Epitaciolândia. Já nesta quarta foram apreendidas mais duas submetralhadoras, um revólver, um fuzil,  sete pistolas, quatro carregadores de metralhadora e um carregador para pistola. “É um quantitativo considerável de armas, todas novas e funcionais, de dois calibres. “Tivemos uma ação exitosa, que com certeza vai trazer um pouco mais de paz para a regional e para todo o Acre”, explica o delegado da Polícia Civil, Rêmulo Diniz.

As armas encontradas foram identificadas em homicídios, roubo de veículos.  Vítimas dos crimes alegavam que os criminosos estavam com armas longas, tipo fuzil, metralhadora.

O secretário de Justiça e Segurança Pública, coronel Paulo Cezár Rocha dos Santos, explica que a ação é o resultado de um esforço conjunto das Forças de Segurança para o estabelecimento da ordem e da paz no Acre. “Parabéns a todos os envolvidos em promover a segurança. Aos poucos vamos devolvendo a tranquilidade de todos os moradores acreanos, que com essa operação de retirada de armamento criminoso das ruas podem dormir mais tranquilos”, disse o secretário.

Trabalho de integração das Forças de Segurança. Foto: Sejusp

A ação é resultado da integração entre o Grupo Especial da Fronteira (Gefron), Polícia Civil de Epitaciolândia, monitoramento da Polícia Penal, o Batalhão de Operações Especiais (Bope) e o Grupamento de Intervenção Rápida Ostensiva da Polícia Militar (Giro/AC), que além de apreenderem um verdadeiro arsenal de guerra, prenderam 6 pessoas, que foram encaminhadas à Delegacia de Polícia Civil de Epitaciolândia.

Força Nacional Brasileira

Para reforçar a fronteira Brasil/Bolívia, no dia 19 de dezembro deste ano, será colocado um posto de policiamento da Força Nacional brasileira no lado boliviano, no Departamento de Pando – Cobija. O posto terá o objetivo de neutralizar a passagem de carros roubados, além de reforçar o policiamento na região fronteiriça. No local, terá 56 policiais de prontidão para atender a região, que nos últimos meses tem registrado um aumento no número de violência.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter