Robótica apresenta a internet das coisas na Mostra Viver Ciência

Entre os diversos trabalhos apresentados pelos alunos da rede estadual de ensino na Mostra Viver Ciência está um trabalho de robótica, desenvolvido pela Divisão de Robótica do Departamento de Inovação da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEE), que é a internet das coisas.

O trabalho é desenvolvido pelos alunos da Escola Raimundo Hermínio de Melo sob a orientação de profissionais da SEE. O projeto, elaborado pelos alunos Aleane Alencar, Samuel Sousa e João Cardozo, consiste em fazer com que os mais diversos aparelhos eletrodomésticos possam funcionar e/ou desligar remotamente.

Internet das coisas mostra como é possível acionar aparelhos remotamente. Foto: Mardilson Gomes

Para que isso aconteça, eles utilizam um aplicativo dentro da plataforma blynk para acionar ou desligar quaisquer aparelhos, como condicionadores de ar, liquidificadores, ventiladores e até mesmo lâmpada. Para realizar esses procedimentos é necessário possuir internet.

Outro trabalho importante apresentado pelos alunos da Escola Raimundo Hermínio de Melo foi o carro entregador, que, de acordo com os alunos Lael Sahid, Isis Azevedo e Miguel Marques, faz o percurso de um certo local até a casa do cliente e realiza a entrega de determinado produto. O carro é movido por inteligência artificial.

Além desses trabalhos, o chefe da Divisão de Robótica, professor Antônio Fernandes, destaca também outros trabalhos importantes dentro da Mostra Viver Ciência, como a casa inteligente, o carro robô controlado por lanterna, além do acionamento de portas e portões por sensor.

Dentro da mostra também está acontecendo a 2ª steam tech camp Acre. Foto: Mardilson Gomes

Dentro das apresentações de robótica acontece, ainda, o segundo Steam Tech Camp Acre, um projeto criado a partir de um programa de robótica. Além disso, a divisão está lançando ainda, dentro da mostra, o curso preparatório para a Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR).

“Nosso objetivo é fazer com que tanto os nossos alunos, que estão apresentando trabalhos, como os que realizam as visitas em nosso stand possam despertar o interesse por essa área tão importante da tecnologia, que é a robótica”, enfatiza.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter