Onze municípios acreanos são categorizados pelo Ministério do Turismo

(Imagem: Internet)
Onze cidades que fazem parte da rota turística do Acre foram cadastradas (Imagem: Internet)

A pedido do Ministério do Turismo (MTur), a Secretaria de Estado de Turismo e Lazer (Setul) realizou pedido às prefeituras do Acre para o envio da documentação exigida para categorização dos municípios, a fim de entrarem para o Mapa do Turismo. Ao todo, onze cidades que fazem parte da rota turística do estado foram cadastradas.

A estratégia, que faz parte do Programa de Regionalização do Turismo, tem como objetivo identificar o desempenho da economia do setor em cada cidade brasileira. Além disso, o ministério reforçou a informação de que recursos e editais, tanto federais quanto parlamentares, só serão repassados caso o município esteja cadastrado.

Pensando nisso, a Setul realizou visitas, enviou ofícios e contactou via e-mail e telefone todas as prefeituras, solicitando as documentações e relembrando a importância da categorização. Ainda assim, Brasileia e Epitaciolândia, que são de oferta principal, e Mâncio Lima, que é de oferta complementar, não entregaram até o prazo estabelecido.

De acordo com a gestora de Turismo, Rachel Moreira, o período de cadastro foi prorrogado quatro vezes, e o órgão estadual ainda promoveu uma reunião na Associação dos Municípios do Acre (Amac) com os prefeitos.

“Sabemos da importância de todos os nossos municípios estarem categorizados e cadastrados no Mapa da Turismo, por isso, reforçamos diversas vezes o pedido do envio de documentos. Infelizmente, ainda assim, três cidades ficaram de fora”, destaca.

Com a categorização, é possível otimizar a distribuição de recursos públicos, orientar a elaboração de políticas específicas, aperfeiçoar a gestão pública, auxiliar na atualização do Mapa do Turismo e na reflexão sobre o papel de cada município no processo de desenvolvimento turístico regional. Ao todo, segundo o mapa 2015, no Brasil são 303 regiões turísticas e 3.345 municípios.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter