“É tudo o que nós queremos”, diz diretor do Impa ao firmar parceria no Acre

Convênio foi firmado nesta semana (Foto: Diego Gurgel/Secom)
Convênio foi firmado nesta semana (Foto: Diego Gurgel/Secom)

Em visita ao Acre nesta segunda-feira, 9, o diretor-geral do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), Marcelo Viana, conheceu o Instituto de Matemática, Ciências e Filosofia do Acre (IMCF) e firmou convênio de parcerias educacionais entre as instituições.

O Impa foi a primeira unidade de pesquisa criada pelo Conselho Nacional de Pesquisas (CNPq), em 1951, e se destacou recentemente por um dos seus alunos, Artur Avila, ter conquistado a Medalha Fields, equivalente ao Prêmio Nobel da área, em 2014.

Já o próprio Marcelo Viana recebeu o anúncio semana passada de que fora vencedor do Grand Prix Scientifique Louis D., o principal prêmio científico da França.

Ao conhecer as dependências do IMCF, Viana elogiou a iniciativa do governador Tião Viana em expandir o ensino da matemática – que já atendeu cerca de 10 mil alunos da rede pública – e se empolgou com as possibilidades que essa parceria pode trazer.

“O Impa está aberto a colaborar com todos que trabalham pela educação do país. De forma muito especial, o Instituto de Matemática do Acre é uma iniciativa pioneira e inovadora, na qual o governo do Estado está se comprometendo com a causa maior da educação. É tudo que nós queremos: ajudar a melhorar o ensino de matemática no Acre”, disse.

Convênios

Além do IMCF, Viana firmou convênios com a Universidade Federal do Acre (Ufac) e o Instituto Federal do Acre (Ifac). Como o IMCF é o único dos três que trabalha com a educação de base, a atenção será especial com o objetivo de impulsionar talentos.

“O instituto aqui do Acre já tem um papel muito importante. O diretor esteve conosco lá no Impa para conversarmos sobre essa colaboração, então vemos essa parceria com muito entusiasmo”, contou Viana.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter