Ônibus Lilás oferece atendimento jurídico e conscientização contra a violência durante a Expoacre Juruá

“É muito bom saber que temos um ônibus com profissionais para nos ouvir e orientar”. Foi assim que definiu uma das mulheres atendidas pela unidade móvel – Ônibus Lilás – da Secretaria de Estado da Mulher (Semulher), que optou por não ser identificada. Durante todas as noites de Expoacre Juruá, a pasta tem realizado trabalho de conscientização quanto ao enfrentamento da violência contra a mulher, além de disponibilizar atendimento jurídico, psicológico e de assistência social a quem desejar.

Ônibus leva atendimentos psicológicos, assistência social e jurídico Foto: Franklin Lima/Semulher.

De acordo com a chefe do Departamento de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, Joelda Pais, a ação coroa o trabalho itinerante que vem sido desenvolvido há duas semanas, quando a equipe passou pelos municípios de Feijó e Tarauacá levando diversos serviços às comunidades da zona rural.

“E aqui, na Expoacre Juruá, não seria diferente: temos uma equipe que está apta para ouvir as demandas daquelas que sentirem confortáveis a virem até nós, além de fazer um trabalho de conscientização em toda a feira, conversando com as pessoas e distribuindo panfletos, tudo para alertá-las quanto às diferentes formas de violência vivenciadas por uma mulher”, explicou Pais.

Equipe da Semulher distribui material educativo durante a feira Foto: José Caminha/Secom

Segundo J.S., atendida pela equipe psicológica da Semulher, o trabalho é exemplar. “É de suma importância compreendermos que temos acesso, mesmo aqui na feira, a esta escuta de qualidade”, disse.

Durante a abertura da Expoacre Juruá, na quarta-feira, 30, a secretária de Estado da Mulher, Márdhia El-Shawwa, anunciou a inauguração de unidades do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam) em Cruzeiro do Sul e em Brasileia, além da sede da Semulher em Rio Branco. “O que reforça a plena estruturação da secretária para o benefício de toda a sociedade”, esclareceu, na ocasião.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter