As escolas públicas têm até o dia 1º de abril para aderir às Olimpíadas Brasileiras de Matemática. Os gestores devem inscrever os alunos do sexto ao nono ano do ensino fundamental e do ensino médio que estão interessados no site.
O coordenador regional da Obmep reforça a convocação: “Queremos ampliar a participação acreana, incentivando as escolas a aderir à olimpíada e dar essa oportunidade para os alunos”. Essa etapa é importante, porque a primeira fase da prova é aplicada na unidade escolar inscrita. Depois, segue-se para a fase nacional.
Os estudantes que desejam concorrer a uma das medalhas deste desafio têm um apoio a mais, já que o Instituto de Matemática, Ciências e Filosofia do Acre (IMCF) está com inscrições abertas para curso preparatório. Com 60 vagas, o edital e formulário de inscrição estão disponíveis no portal da Educação. Clique Aqui
“Essa é uma novidade do instituto, porque é a primeira vez que oferecemos esse curso. A carga é de 40 horas e tem o objetivo de desenvolver as habilidades dos nossos jovens”, ressalta o coordenador do IMCF, Alessandro Nasserala.
Sobre a Obmep
Esta é a 12ª edição das Olímpiadas e serão premiados 6.500 alunos (500 medalhas de ouro, 1.500 medalhas de prata e 4.500 medalhas de bronze) em todo o país. Além disso, serão concedidas 46.200 menções honrosas.
Aos medalhistas será oferecida a oportunidade de participar do Programa de Iniciação Científica Júnior (PIC-Obmep), que será realizado em 2017. O aluno com participação regular no PIC tem direito a uma bolsa de Iniciação Científica Jr. do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI).
No histórico acreano, em 2012, Larissa Bruna Carvalho, aluna da Escola Antônia Fernandes de Moura, de Santa Rosa, conquistou uma das medalhas de ouro. Em 2014, três jovens obtiveram medalha de prata, e em 2015 foram quatro de prata e 60 de bronze do Acre.