Corpo de Bombeiros inicia curso de mergulhador em Cruzeiro do Sul

Alunos são levados ao limite, de maneira que resistem apenas aqueles que têm melhor condicionamento físico e mental  (Foto: Onofre Brito)
Alunos são levados ao limite, de maneira que resistem apenas aqueles que têm melhor condicionamento físico e mental (Foto: Onofre Brito)

Em Cruzeiro do Sul, o Corpo de Bombeiros Militar do Acre (CBMAC) iniciou o Curso de Mergulhador Autônomo (Cmaut). As instruções começaram na sexta-feira, 4, com 30 profissionais, entre bombeiros e policiais, além de homens do Exército Brasileiro. Cinco bombeiros do Estado do Amazonas também participam da qualificação.

A oferta desse treinamento visa contemplar profissionais da região do Vale do Juruá e Tarauacá/Envira e formar novos mergulhadores. O curso tem por objetivo especializar bombeiros para desempenhar atividades, a fim de resgatar vítimas e bens materiais em rios e igarapés, com profundidade máxima de 42 metros.

“Na região do Juruá é comum haver várias ocorrências, como afogamentos, naufrágios de embarcações, além das atividades preventivas que os militares desenvolvem na região. O Corpo de Bombeiros tem que estar preparado para essas missões”, comentou o comandante-geral da corporação, coronel Carlos Gudim.

De acordo com o coordenador do Cmaut, major Cleyton Almeida, esse treino é essencial para os bombeiros, devido às missões de mergulho que exigem extremo esforço e muito conhecimento das técnicas e preparo psicológico.

“Temos que oferecer para a população uma equipe pronta para dar respostas. Nos últimos dois anos, o comando-geral tem buscado promover essa capacitação, levando para mais próximo da comunidade a realização desses treinamentos, que é uma atividade intensa. De forma que os nossos mergulhadores, ao termino da atividade, estarão aptos ao mergulho em qualquer lugar do Brasil”, observou o oficial.