Olimpíada de Jogos Digitais e Educação é lançada na SEE

O secretário Marco Brandão enfatizou a importância do aprendizado acima da vitória na competição (Foto: Assessoria SEE)
Secretário Marco Brandão enfatizou a importância do aprendizado acima da vitória na competição (Foto: Assessoria SEE)

Com planos de alcançar mais de 6,5 mil alunos nesta edição, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE), lançou nesta quarta-feira, 14, a quarta edição da Olimpíada de Jogos Digitais e Educação (OJE) do Acre, com uma série de desafios destinada aos alunos de ensino médio como forma de auxílio no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).

Em 2014, a SEE espera participação de 6,5 mil alunos ( Foto: Assessoria SEE)
Em 2014, a SEE espera participação de 6,5 mil alunos ( Foto: Assessoria SEE)

Lançada inicialmente pelo governo de Pernambuco em 2008, a competição foi concebida pela empresa Joy Street, que possui colaboradores nas áreas da Educação, Computação, Game Design, Arte e Comunicação, tendo conquistado o reconhecimento internacional ao ser, em 2012, a primeira empresa brasileira a ganhar o Prêmio de Inovação Europeu.

Representando a empresa, Marcelo Clemente compareceu ao evento e disse estar contente pelo entusiasmo dos alunos e professores do Acre. “A Joy Street trabalhou muito nessa competição, e vê-la alcançando outros Estados é uma enorme felicidade”, explicou.

O principal objetivo da OJE é incentivar o aprendizado diferenciado por meio do contexto tecnológico, fazendo com que os jogos digitais desafiem seus participantes com atividades interativas que aumentam o desempenho escolar e o trabalho em equipe.

Para o aluno Otávio Alexandria, do Cean, o conhecimento é o objetivo mais importante dos jogos (Foto: Assessoria SEE)
Para o aluno Otávio Alexandria, do Cean, o conhecimento é o objetivo mais importante dos jogos (Foto: Assessoria SEE)

Para o estudante Otávio Alexandria, competidor na última edição dos jogos pelo Colégio Estadual Armando Nogueira (Cean), “é muito bom poder competir com amigos da escola, e mais ainda vencer os desafios. Mas o que fica além dos prêmios e da competição é o conhecimento adquirido”.

Marco Brandão, secretário da SEE, destacou a importância do aprendizado acima da competição, lembrando aos alunos presentes: “Ninguém quer que vocês chorem por ter perdido ou que sorriam apenas pela vitória. Queremos que fiquem felizes pelo esforço, pelo fortalecimento do trabalho em equipe e pelo conhecimento adquirido”.