Com planos de alcançar mais de 6,5 mil alunos nesta edição, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE), lançou nesta quarta-feira, 14, a quarta edição da Olimpíada de Jogos Digitais e Educação (OJE) do Acre, com uma série de desafios destinada aos alunos de ensino médio como forma de auxílio no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).
Lançada inicialmente pelo governo de Pernambuco em 2008, a competição foi concebida pela empresa Joy Street, que possui colaboradores nas áreas da Educação, Computação, Game Design, Arte e Comunicação, tendo conquistado o reconhecimento internacional ao ser, em 2012, a primeira empresa brasileira a ganhar o Prêmio de Inovação Europeu.
Representando a empresa, Marcelo Clemente compareceu ao evento e disse estar contente pelo entusiasmo dos alunos e professores do Acre. “A Joy Street trabalhou muito nessa competição, e vê-la alcançando outros Estados é uma enorme felicidade”, explicou.
O principal objetivo da OJE é incentivar o aprendizado diferenciado por meio do contexto tecnológico, fazendo com que os jogos digitais desafiem seus participantes com atividades interativas que aumentam o desempenho escolar e o trabalho em equipe.
Para o estudante Otávio Alexandria, competidor na última edição dos jogos pelo Colégio Estadual Armando Nogueira (Cean), “é muito bom poder competir com amigos da escola, e mais ainda vencer os desafios. Mas o que fica além dos prêmios e da competição é o conhecimento adquirido”.
Marco Brandão, secretário da SEE, destacou a importância do aprendizado acima da competição, lembrando aos alunos presentes: “Ninguém quer que vocês chorem por ter perdido ou que sorriam apenas pela vitória. Queremos que fiquem felizes pelo esforço, pelo fortalecimento do trabalho em equipe e pelo conhecimento adquirido”.