Desenvolvida pela empresa pernambucana “Joy Street” e lançada no Acre em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE), a Olimpíada de Jogos Digitais e Educação (OJE) está em sua quarta edição, entre os meses de maio e dezembro deste ano.
Voltada para alunos do ensino médio da rede pública estadual, a plataforma digital é uma forma de auxílio para o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), propondo jogos digitais e atividades que desafiam os jogadores ao longo de uma aventura RPG, enfatizando habilidades cognitivas e colaborativas.
Podem participar alunos, professores e gestores de escolas da rede estadual de ensino. Os interessados devem acessar o endereço eletrônico www.oje.inf.br/acre, no qual é possível realizar as inscrições para a OJE e a plataforma para os jogos.
A competição está dividida em duas etapas, sendo uma individual e outra em equipe.
Primeira etapa: realizada de maio a agosto, com torneios individuais, já teve três vencedores na categoria Torneio Aprendiz – alunos das escolas Flodoardo Cabral, em Cruzeiro do Sul, Colégio Estadual Barão do Rio Branco (Cebrb) e Colégio Estadual Armando Nogueira (Cean), ambas em Rio Branco.
Segunda etapa: essa etapa é praticada em equipes, quando, no período entre setembro e dezembro, as escolas e seus times competem com outras para chegarem na final da olimpíada, onde será disputado o título de grande campeã estadual.
Um encontro presencial marca a final da Olimpíada. A premiação deste ano inclui R$ 300 para cada um dos integrantes da equipe vencedora, além de uma viagem para Lima, no Peru, com todas as despesas pagas, durante uma semana.