Óleos vegetais amazônicos despertam interesse de empresa italiana

Representante da empresa italiana se reúne com governador Tião Viana depois de conhecer diversas potenciais econômicos do Acre (Foto: Sérgio Vale/Secom)
Representante da empresa italiana se reúne com governador Tião Viana depois de conhecer potenciais econômicos do Acre (Foto: Sérgio Vale/Secom)

A diversidade dos produtos amazônicos tem atraído o interesse de investidores. Na noite desta quinta-feira, 26, o governador Tião Viana recebeu a visita do empresário italiano Paolo Lavagetto, que veio ao Acre para prospectar negócios.

O empresário estava acompanhado do prospector de negócios italianos, Giovanni Moretti, secretário de Estado de Desenvolvimento Florestal, da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis (Sedens), Fernando Lima, e da diretora técnica da Fundação de Tecnologia do Acre (Funtac), Sílvia Basso.

Lavagetto é representante da indústria italiana de óleos cosméticos e de alimentos Parodi Nutra. A proposta é de que uma empresa de extração de óleos vegetais, no modelo público-privado-comunitário, seja instalada no Acre.

“Fiquei muito interessado no que vi. Além de concentrar muitos produtos naturais, o Acre possui profissionais qualificados. A Parodi não trabalha com químicas, nossos produtos são 100% naturais. E temos muito interesse em concretizar esse projeto, com o intuito de produzir, com foco no desenvolvimento das comunidades”, destacou Lavagetto.

O governador Tião Viana observou que a participação lucrativa das comunidades no negócio “é um compromisso ético de sustentabilidade, com foco na conservação da floresta amazônica, ao passo que assegura qualidade de vida dos acreanos”.

Sílvia Basso explicou que o primeiro contato com o empresário se deu em 2013, durante a Expo Milão, na Itália, mas foi neste ano que a parceria se consolidou. “Eles trabalham com 60 espécies de oleaginosos do Mediterrâneo, e querem inserir de 10 a 15 óleos da Amazônia na produção”, afirmou.