Oficina promove troca experiências entre gestores do Programa Criança Feliz no Acre

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social, dos Direitos Humanos e Políticas para as Mulheres (SEASDHM), realizou na última semana uma Oficina de Vivências e Experiências do Programa Criança Feliz.

Evento contou com a presença de 19 municípios do estado do Acre. Foto: Clara Martins/Secom

Contando com a presença de representantes de 19 municípios, entre secretários de assistência social e supervisores do programa, todos tiveram a oportunidade de se reunir e trocar informações sobre como o programa do governo está sendo executado em suas localidades. 

O Programa Criança Feliz visa promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, acompanhando de perto crianças de 0 a 6 anos por meio de visitas domiciliares. O público de 0 a 3 anos conta com quatro visitas mensais e o de 3 a 6 anos recebe duas visitas mensais em suas casas. Mulheres grávidas também são atendidas pelo programa, entendendo-se que a primeira infância se inicia na gestação.

Um momento oportuno para a disseminação de informações entre os municípios. Foto: José Caminha/Secom

Por meio de um sorteio, seis municípios foram escolhidos para relatar suas experiências de êxito. Rodrigues Alves, Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Porto Walter, Plácido de Castro e Jordão foram os sorteados, abordando temas como planejamento realizado antes das visitas, o trabalho realizado com gestantes e crianças indígenas.

Na abertura, a gestora da SEASDHM, Ana Paula Lima, exaltou o programa, que já se encontra em adesão por 21 municípios do estado, e seus profissionais: “Aprecio todos vocês que diariamente se voltam para essa missão, ajudando a promover nossas políticas públicas, fazendo com que cheguem e supram as necessidades de todos aqueles que precisam ser amparados”.

Gestora da SEASDHM, Ana Paula Lima, valorizando o trabalho executado. Foto: José Caminha/Secom

Durante os dias de evento, também houve a participação do Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS), palestrando sobre políticas públicas direcionadas para a primeira infância, e do Ministério Público, com o promotor de justiça Luis Henrique Rolim representando a Promotoria Especializada de Defesa da Infância e da Juventude, falando sobre a garantia de direitos.

Nair Mamed, coordenadora do Programa, julga de grande relevância a realização de eventos como esse, aproximando os municípios e identificando as suas principais dificuldades quanto ao trabalho desenvolvido. “Com os frutos desse encontro, esperamos aprimorar os trabalhos desenvolvidos pelos municípios, ampliando os saberes, objetivando sempre pela primazia do nosso público”, conclui.

Francisca Souza Cruz, secretária de assistência social de Marechal Thaumaturgo, elogia a oficina como bastante proveitosa e diz ter aprendido bastante com todo o material apresentado, principalmente com os depoimentos das famílias, onde as mudanças, causadas pelo acompanhamento dos profissionais, são mais palpáveis.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter