Evento faz parte do convênio da Fábrica Natex com o Ministério da Sáude, em parceria com o Governo do Estado
Como discutir a questão da prevenção às DST, Aids e Hepatites virais dentro das comunidades extrativistas do Acre? A questão foi o tema do debate realizado durante uma oficina de planejamento que começou na última terça-feira, 20, em Xapuri. O evento é realizado em uma parceria entre Governo do Estado e a Fábrica de Preservativos Natex, e faz parte das atividades programadas no convênio assinado entre a Fábrica e o Ministério da Saúde.
O encerramento da oficina é realizado nesta sexta-feira, 23, no Seringal Cachoeira, com uma reunião de discussão das ações a serem desenvolvidas com as comunidades, onde os próprios extrativistas puderam dar ideias e sugestões para o projeto.
Este evento faz parte das atividades programadas em nosso convênio com o Ministério da Saúde. Estas ações de capacitação e prevenção serão desenvolvidas em parceria com o Departamento de prevenção das DST, Aids e Hepatites Virais do MS.
O resultado do evento, segundo a Gerente Geral da Fábrica, Dirlei Bersch, é uma ampla programação que envolverá 1.400 extrativistas, sendo que as ações contemplarão os casais. As atividades se iniciam em dezembro de 2009 e estão previstas para conclusão em julho de 2010.
"Em dezembro de 2009 será realizada a oficina de capacitação para os coordenadores desta ação e em janeiro a capacitação dos agentes facilitadores. A partir de fevereiro serão realizadas oficinas nas comunidades. Além disso, foram estabelecidas as parcerias com os municípios na execução desta importante atividade de prevenção na área de saúde pública", afirma.