Oficina de acreditação de ouvidorias do SUS é realizada em Rio Branco

Rio Branco é uma das primeiras capitais a receber a qualificação (Foto: Júnior Aguiar/Sesacre
Rio Branco é uma das primeiras capitais a receber a qualificação (Foto: Júnior Aguiar/Sesacre

Começou na quarta-feira, 9, e segue até a próxima sexta-feira, 11, no auditório do Conselho Regional de enfermagem do Acre (Coren/Acre), a VI Oficina Regional do Sistema Nacional de Acreditação de Ouvidorias do Sistema Único de Saúde (SUS).

A oficina está sendo realizada pelo Ministério da Saúde (MS) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), com apoio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre). Participam ouvidores e técnicos da rede de ouvidorias do SUS no Acre.

O objetivo é promover o estímulo, a reflexão, a mobilização e a participação profissionais de ouvidorias, de forma que possam contribuir de forma mais ativa para consolidar a Política Nacional de Ouvidorias do SUS.

Nesse primeiro momento apenas seis capitais do Brasil receberam a atualização e Rio Branco é uma delas. Para as demais cidades, a oficina está prevista para 2017.

“Estamos apresentando o projeto e fazendo um teste da aplicação dos nossos instrumentos de avaliação na ouvidoria de saúde de Rio Branco, como já foi realizado em outras regiões do Brasil. Assim é possível qualificar melhor os profissionais locais”, informou Lawrence Gonçalves, analista técnico de políticas sociais do MS.

Lawrence enfatiza que realizar as oficinas em cada região do Brasil permite conhecer a diversidade e realidade das condições de funcionamento das ouvidorias, cada uma com suas peculiaridades culturais, de recursos e diferenças entre trabalhadores e gestões.

“Cada região tem sua particularidade, porém todas almejam a mesma coisa: melhorar o funcionamento das ouvidorias”, completou.

Ouvidoria do Estado

“Durante esse encontro, vamos receber as ferramentas necessárias para que possamos realizar um trabalho ainda mais satisfatório a população do estado. Atender o cidadão de forma humanizada e resolutiva é uma das prioridades do governo do Estado”, destacou Rodson Souza, ouvidor da Sesacre.

O secretário de Estado de Saúde, Gemil de Abreu Júnior, juntamente com a equipe da ouvidoria do estado, já elaborou uma programação, prevista para iniciar em janeiro de 2017, para implantar núcleos da ouvidoria estadual nas regionais do Acre. O objetivo é começar pela região do Juruá, por Cruzeiro do Sul.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter