Oficina capacita comerciantes que vão atuar no Arraial Cultural

 

Permissionários receberam informações sobre manipulação e higienização dos alimentos, segurança, turismo, comercialização de produtos e geração de renda (Foto: Assessoria FEM)

Permissionários receberam informações sobre manipulação e higienização dos alimentos, segurança, turismo, comercialização de produtos e geração de renda (Foto: Assessoria FEM)

Mais uma etapa para afinar os preparativos da décima quinta edição do Arraial Cultural “No Seringal de Chico Mendes”. Nesta quarta-feira, 5, foi realizada a oficina de sensibilização turística para os permissionários que participam do evento com a comercialização de produtos e serviços.

Sensibilizar para a prática do turismo com o marco na economia e sustentabilidade foi o mote da oficina ministrada pelas turismólogas Luciana Rufino e Elenira Mendes, gestoras da qualificação e sensibilização turística da Secretaria de Estado de Turismo (Setul).

“Apresentamos um pouco sobre as rotas, eventos associados ao turismo. Passamos a todos a importância desse maravilhoso evento, seu potencial turístico para o nosso estado, e como receber os visitantes, as famílias, além disso, apresentamos o projeto ‘Onde tem lixo, não tem turista’”, explicou Luciana, que também comentou sobre os potenciais relacionados ao artesanato e gastronomia.

O momento contou ainda com representantes da Vigilância Sanitária, Economia Solidária, Polícia Militar (PM), Corpo de Bombeiros e Secretaria de Pequenos Negócios. Eles passaram informações a respeito da manipulação e higienização dos alimentos, segurança, comercialização de produtos e geração de renda, entre outros.

Feliz e atenta aos ensinamentos, estava a confeiteira Francisca Xavier. Pela terceira vez ela participa do evento comercializando sua especialidade: bolos e doces.

“Acho importante esses momentos de troca de informações, pois inova. São orientações para que a gente não fique solto, sem saber a quem recorrer. Além do mais, é nesse momento que conhecemos a importância do evento, que, além de gerar renda para nós, também representa a nossa cultura”, enfatizou.

Economia e cultura popular – Com o tema “No Seringal de Chico Mendes”, o evento será realizado de 1 a 7 de julho de 2013, na Amadeo Barbosa, estacionamento do estádio Arena da Floresta. Concurso de quadrilhas, apresentações de folguedos, shows com artistas locais, comidas típicas e brincadeiras tradicionais compõem a programação do evento.

O Arraial Cultural oferece uma oportunidade aos comerciantes, artesãos, artistas de ganharem um dinheiro extra. Os produtos negociados são os mais variados, desde que tenham uma relação com a cultura popular. Nas barracas serão comercializados sucos, doces, bolos, açaí, bombons, receitas com carne-de-sol, galinha picante, rabada-no-tucupi, charutos, bobó de camarão e outras iguarias, tudo ao gosto do freguês. Além da culinária regional, o evento abre espaço para o artesanato acreano.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter