Odontólogos aprendem nova técnica para atender indígenas no Juruá

O Departamento Sanitário Especial Indígena Alto Rio Juruá (Dsei-ARJ) está realizando, no período de 10 a 12 deste mês, um curso de capacitação na prevenção e tratamento da cárie dentária em populações indígenas. O objetivo é capacitar os odontólogos na técnica do Tratamento Restaurador Atraumático (TRA) e na parte preventiva da cárie.

Participam do curso sete cirurgiões-dentistas e sete auxiliares de saúde bucal (ASB) da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), e ainda dois odontólogos e dois ASB de Cruzeiro do Sul. Além da parte laboratorial, serão realizados procedimentos práticos na Aldeia Katuquina, com auxílio da instrutora.

A técnica TRA é recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde. A dor é reduzida e a técnica, indicada para pacientes ansiosos, gestantes de alto risco, crianças, pacientes especiais e pessoas idosas.

Pela TRA, a dentina cariada desmineralizada e insensível é removida com instrumentos manuais, sem necessidade de energia elétrica e anestesia. Após isso, a cavidade é preenchida com cimento de ionômero de vidro de autoendurecimento convencional.

Extrações

Segundo Daiane Abreu de Oliveira, técnica em Saúde Bucal do Dsei, antes de 2013, o órgão só ofertava à população indígena a extração de dentes, devido à impossibilidade de montar consultórios nas aldeias que não possuem água encanada e luz elétrica. Iniciado o novo tipo de tratamento, em 2013 foram feitas cinco mil extrações para 300 restaurações. Já em 2014 houve também cinco mil extrações (“inevitáveis”, segundo Daiane), mas 1.500 dentes foram restaurados por meio do novo tratamento.

O departamento atende uma população de 14.018 indígenas, distribuídos em oito municípios. Por mês, 600 pessoas são atendidas nas aldeias. Os maiores problemas são as cáries e as doenças periodontais, como a gengivite.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter