O governo do Acre informa que a partir desta segunda-feira, 16, a Central de Serviço Público (OCA) de Rio Branco e de Xapuri terão modificações nos horários dos atendimentos ofertados à população, que passarão a atender das 7h30 às 13h30. A medida será oficializada por meio de decreto a ser publicado no Diário Oficial do Estado (DOE).
De acordo com a secretária de Estado de Gestão Administrativa, Sawana Carvalho, o novo horário de funcionamento é de seis horas ininterruptas e não irá interferir na qualidade e eficácia dos atendimentos.
“A política pública de atendimento ao cidadão instituída no governo estadual visa beneficiar e atender com qualidade os cidadãos. Então não será diferente o modo operante, porém, outros serviços foram designados à população através do site da OCA, que proporciona um guia de serviços à população e o projeto Oca Móvel que leva atendimento às pessoas privadas de acessibilidade”, declarou Sawana.
Em um estudo realizado pela gestão da OCA, foi avaliada a eficiência dos serviços prestados, que têm a aprovação da população, pois foi averiguado que os serviços de atendimento ao público têm uma resolutividade de mais de 90%, garantindo assim o compromisso com qualidade ao cidadão.
Sawana Carvalho diz também que a medida é por conta de uma contenção de custos que o governo tem colocado em prática desde o ano passado, focada na garantia do atendimento dos serviços públicos, bem como a permanência de cada servidor da OCA, evitando demissões.
Pensando no cidadão
A OCA é um ambiente climatizado que possui um espaço para crianças, fraldário para a troca e higienização dos bebes, banheiros com acessibilidade a deficientes físicos, lanchonete e uma equipe qualificada para atender a quem procura seus serviços.
A direção da central já realizou três mutirões para atender à demanda reprimida de emissão de cédulas de identidade para crianças de 0 à 12 anos Durante essas ações, foram feitos mais de 250 novos agendamentos para solicitação de documentos.
Novos parceiros
A OCA também tem a missão de expandir a política de atendimento ao cidadão às demais instituições do Estado. Em 2017, cinco órgãos foram atendidos: Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia), Instituto Socioeducativo (ISE), Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Coordenação de Registro e Inspeção Escolar (Corines) e Diretoria de Administração e Controle (Dirac).