OCA recebe programação do Outubro Rosa

O mês de outubro é marcado por várias ações de conscientização relacionada ao câncer de mama. Na manhã desta quinta-feira, 04, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre) e a Secretaria de Saúde de Rio Branco (SEMSA), realizaram na Organização Central de Atendimento (OCA) a exposição sobre a mulher e o câncer de mama.

Durante todo o dia profissionais e técnicos de saúde estiveram na OCA alertando as mulheres sobre como realizar o autoexame da mama, além de em caso de suspeita da doença, qual Unidade Básica de Saúde (UBS), deve procurar para realizar os exames e, em caso positivo, logo iniciar o tratamento.

Equipes da SESACRE e SEMSA durante programação na OCA (foto Maxmone Dias)

O câncer de mama é um tumor que se desenvolve na mama em consequência de alterações genéticas. É a doença que mais mata mulheres no mundo e costuma aparecer a partir dos 50 anos de idade. Por isso, o exame de mamografia é indicado a partir dessa idade.

Argentina Rocha, gerente do Departamento da Saúde da Mulher da Sesacre, destaca a ação. “Na exposição queremos chamar a atenção para essa doença que tem afetado nós mulheres. É importante que todas saibam como se prevenir e em caso de sintomas qual serviço a mulher deve procurar”.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INC) controlar o peso e evitar a obesidade por meio da alimentação saudável e a prática de exercícios físicos, além de evitar o consumo de bebidas alcoólicas, são recomendações básicas para prevenir a doença. A amamentação também é considerada um fator protetor.

Maria Tereza Mont’Alverne, coordenadora técnica de saúde da mulher e da criança da SEMSA, ressalta quais os procedimentos que a mulher deve realizar em caso de suspeita de câncer de mama. “Quando a mulher identifica alguma alteração na sua mama, ela deve procurar a UBS para realizar uma consulta com médico ou enfermeiro. Dependendo da idade, é realizada uma mamografia ou uma ultrassonografia e dependendo do diagnostico, iniciado o tratamento”.

Um exemplo dessa triagem de atendimento, é o caso da dona Tatiane de Souza, que descobriu nódulos na mama e elogia o atendimento que recebe no Centro Oncológico do Acre (CECON). “Faço acompanhamento e a cada 6 meses também é realizada a ultrassom. Sou bem atendida desde que comecei a fazer esse acompanhamento e os médicos ainda estão analisando se será necessária a cirurgia ou não”.

Aulão do Amor

Na tarde desta sexta-feira, 5,  Sesacre e a Semsa, em parceria com o Gabinete da 1ª Dama, realizam  oficialmente atividades em alusão ao “Outubro Rosa”, que neste ano vem com o tema “Precisamos nos cuidar. Previna-se contra o câncer de mama”.

O diferencial será a realização de um “Aulão do Amor”, que consiste em uma aula de automassagem. A atividade acontece a partir das 18h30 no Lago do Amor, localizado no entorno do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO), na BR-364, km 2, e é aberta para todos.

“Vamos utilizar uma técnica preventiva e curativa para que as pessoas possam trabalhar o autocuidado no dia a dia, podendo dar uma atenção maior para a própria saúde”, explica o Massoterapeuta, Bento Marques.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter