Tião Viana entrega segunda etapa do Hospital Regional do Alto Acre

As lágrimas nos olhos da técnica de enfermagem Rosana de Lima demonstram o que representa o Hospital Regional do Alto Acre para a população dos municípios de Brasileia, Assis Brasil, Epitaciolândia e Xapuri.

Durante a visita do governador Tião Viana e a entrega da segunda etapa do hospital, na manhã desta quinta-feira, 04, a emoção da profissional que há trinta anos se decida a cuidar da saúde dos outros falou mais alto.

“Meu choro é de agradecimento. Não tenho nem como agradecer esse presente que estamos recebendo. Já tenho mais de trinta anos dedicados à saúde e nunca imaginei trabalhar em um hospital tão maravilhoso”, diz, emocionada.

O enfermeiro Pablo Araújo não chegou a chorar, mas pela quantidade de sorrisos era um dos mais felizes durante a entrega da segunda etapa. “É claro que o mais importante é o paciente, mas nós profissionais podermos trabalhar em um ambiente maravilhoso como esse é sem palavras. Trabalhando com essa condição e com os equipamentos novos, não tenha dúvidas que faremos nossos atendimentos muito mais felizes”.

Entre a construção da obra e aquisição de equipamentos e mobiliário, o investimento no Hospital Regional do Alto Acre é de quase 81 milhões de reais. Nesta segunda etapa, foram entregues 10 leitos de observação, duas enfermarias, divididas entre 22 leitos infantis e outros 22 leitos adultos, 5 Unidades de Cuidados Intensivos (UCI). Salas para exames de rádio imagem e toda a área de obstetrícia.

A partir de agora, os atendimentos que eram realizados no Hospital Raimundo Chaar passam a ser ofertados na nova unidade, considerada uma das mais modernas da Região Norte. Para quem conhece e convive com a realidade da população de Brasileia, sabe bem o que representa o Hospital Regional do Alto Acre.

“Essa obra é o resultado do compromisso do governador Tião Viana com a nossa região. Eu me sinto muito honrada em ser a prefeita de Brasileia e presenciar a entrega de um hospital com esse nível de estrutura. É um investimento no que tem de mais sagrado que é a saúde, que pode proporcionar qualidade de vida e ter a oportunidade de cuidar das pessoas”, destaca Fernanda Assem, prefeita do município.

O dia, realmente, foi especial para Brasileia, afinal a entrega da segunda etapa coincidiu com o dia do padroeiro do município, São Francisco de Assis.

“Mais feliz ainda por ser no dia de São Francisco de Assis, que é o santo da bondade, da simplicidade, da humildade, que sempre pregou que fossemos capazes de vencer o ódio e a mentira com a verdade. Aqui, 85% desse hospital lindo concluído, a população satisfeita. Maravilhoso é presenciar desde os médicos, até pacientes de 95 anos celebrando esse hospital, que está preparado para o futuro e daqui 20 anos ainda estará atual e moderno para atender a população”, enfatizou Tião Viana.

O governador lembrou que além das pessoas que moram nos municípios da região, o estado atende pacientes que vêm de outros estados como Amazonas e Rondônia e dos países vizinhos, Peru e Bolívia.

“O Acre hoje cuida de mais ou menos um milhão de habitantes com esse entorno do Peru, da Bolívia e dos estados vizinhos sem ter nenhum ressarcimento do governo federal. É um esforço nosso cuidar das pessoas. Esse é um hospital que está pronto com a melhor qualidade de estrutura hospitalar”, afirma o governador acreano.

Um bom exemplo é do aposentado Jorge Queiróz, boliviano, que é um dos pacientes internados no hospital, se recuperando de uma fratura.

“Estou sendo atendido de forma maravilhosa, com carinho e amor. Muito satisfeito com essa nova unidade de saúde e o atendimento dos profissionais”, explica.

A expectativa da Secretaria Estadual de Saúde é entregar toda a infraestrutura e todos os serviços em pleno funcionamento do Hospital Regional do Alto Acre até meados do mês de dezembro. Contando com uma área construída de 12 mil metros quadrados, após a finalização da obra serão 91 leitos para atendimento emergencial e internações.

“Nossa expectativa é que no início de dezembro possamos entregar todo o hospital. Isso aqui representa qualidade de vida, uma unidade de saúde dentro dos mais completos padrões de qualidade e capaz de oferecer um atendimento eficiente e humanizado”, conclui Rui Arruda, secretário estadual de Saúde.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter