OCA realiza ciclo de palestras para servidores públicos do Acre

O principal objetivo é disseminar o Decreto Estadual sobre a Política de Atendimento

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Divididas em três momentos, as palestras-oficinas têm o objetivo de mostrar aos participantes como o cidadão se sente realizado no momento em que o serviço público o atende de forma satisfatória (Foto:Assessoria OCA)

A OCA Rio Branco, por meio de sua assessoria técnica, é responsável pela divulgação do Decreto 3.357 de Agosto de 2008, que instituiu a Política de Atendimento ao Cidadão. A principal finalidade do Decreto é melhorar, de forma significativa, o relacionamento entre o Estado e o cidadão.

Divididas em três momentos, as palestras-oficinas têm o objetivo de mostrar aos participantes como o cidadão se sente realizado no momento em que o serviço público o atende de forma satisfatória.

De acordo com Airton Queiroga, responsável por ministrar as palestras, o primeiro momento objetiva apresentar o conteúdo do Decreto 3.357, focalizando a discussão nas Diretrizes da Política de Atendimento ao Cidadão. Essa apresentação é marcada, não só pelo esboço literal da Diretrizes, mas pela contextualização histórico sociológica das variáveis, ou seja, a discussão dos conceitos e dos papéis do Estado, governo, Servidor Público e cidadão.

O segundo momento resgata a visão geral das Diretrizes, mas possui intenção de cunho motivacional. Os recursos pedagógicos e lúdicos, tais como: música ao vivo, clipes musicais, interpretação e poesias induzem à descontração e à ambientação adequadas para uma abordagem de cunho mais cultural em torno da Teoria do Conhecimento, pois o viés motivacional é sob a perspectiva da apropriação de conhecimentos específicos dos processos das organizações estatais e conhecimento geral para facilitar o entendimento e as relações interpessoais.

Já o terceiro momento é caracterizado pelo debate. Trata-se de uma ‘Sala de Conversa’, na qual tenta-se listar problemas e soluções do dia a dia nas atividades de realização dos serviços públicos.

“Entendemos ser de inestimável valia esse três momentos, pois não só capacitam instrumental e conceitualmente os agentes públicos nos seus afazeres cotidianos, mas os motiva, pelo conhecimento, para o desafio de não só manter o elevado padrão de qualidade no atendimento, como também o de inovar, buscando sempre novas soluções de modo a tornar objetiva a felicidade do cidadão, mas também a do servidor por sentir-se integrado e agente ativo da relação”, afirmou Airton Queiroga.

Mais de cinco mil servidores públicos de vários órgãos do Estado participaram das palestras; segundo Airton Queiroga a meta é alcançar todos os servidores públicos do Estado e isso está acontecendo com o auxílio da Fundação Escola do Servidor Público do Acre (Fespac).

“O interesse pelas palestras-oficinas da OCA surgiu, porque algumas secretarias nos procuraram para que a deficiência nesta área do atendimento ao público seja sanada em nosso meio. E como a OCA é hoje, responsável pela divulgação do Decreto e modelo de atendimento com qualidade nós achamos por bem trazer os servidores aqui [na OCA] para que todos conheçam e vivam em suas secretarias esta Política de Atendimento ao Cidadão”, ressaltou Ester Farias, pedagoga da Fespac.

A terceira versão da palestra foi apresentada esta semana aos servidores da OCA Xapuri que com muita dedicação, têm mostrado ótimo desempenho profissional junto aos cidadãos da cidade.

“A palestra foi bastante proveitosa para nós, atendentes. Tivemos um momento onde fomos convidados a refletir sobre a nossa proatividade. E logo em seguida, fomos motivados a almejar o bem maior profissional, que é fazer cumprir as normas do decreto 3.357, de forma que o cidadão sinta-se realmente valorizado e satisfeito.” Afirmou Erivan Ribeiro, Atendente.

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