OCA qualifica servidores para garantir excelência no atendimento ao público

Para garantir um atendimento de excelência, com responsabilidade, eficiência e eficácia à população que procura pelos 880 serviços das 23 instituições parceiras, a Organização em Centros de Atendimento (OCA), já realizou ao longo dos últimos oito anos 16.038 capacitações aos agentes públicos.

Essas capacitações contemplam os servidores das OCA’s de Rio Branco e Xapuri, além de servidores de outras instituições, como parte do processo de ampliação da Política de Atendimento ao Cidadão, que inclui palestras e oficinas, promovidas pela Secretaria de Estado da Gestão Administrativa (SGA), por meio da Gestão de Talentos e de Pessoas da Central OCA Rio Branco.

Todo esse esforço que a OCA desenvolve junto à política de atendimento ao público é para manter a qualidade dos serviços prestados à população (Foto: Arquivo Secom)

“Essas atividades são feitas em parceria com a Fundação Escola do Servidor Público (Fespac) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/AC), tendo como princípio o que norteia a Política de Atendimento ao Cidadão”, declarou a gestora da SGA, Sawana Carvalho.

A secretária diz ainda que a ampliação da Política de Atendimento ao Cidadão é uma meta de governo estabelecida no Plano Plurianual, que visa desburocratizar e inovar a prestação de serviço de forma humanizada e com excelência.

De acordo com a diretora executiva da OCA, Margareth Cavalcanti, as palestras e oficinas têm por objetivo esmiuçar entre os agentes públicos a Política de Atendimento ao Cidadão, como devem ser as posturas e atitudes no diálogo com o cidadão e o manuseio do Guia de Serviços Públicos, possibilitando, assim, informações corretas na triagem.

“Nosso objetivo é e sempre foi atender com excelência a população que se desloca até a central em busca de um serviço, pois, além dessas capacitações, a OCA acompanha os 23 órgãos parceiros presentes na central”, enfatizou Margareth.

Atualmente a OCA Rio Branco realiza mais de seis mil atendimentos diários e 130 mil ao mês. Cerca de 320 agentes públicos trabalham na central, que oferta mais de 880 serviços ao público acreano e também à população de outros estados quando necessitam.

OCA também tem a missão de expandir a política de atendimento ao cidadão às demais instituições do Estado (Foto: Arquivo Secom)

De acordo com a agente pública Cristina Maia, as capacitações iniciais, ou seja, as que os funcionários recebem ao ingressarem na OCA, são fundamentais para o início da profissão, principalmente aos servidores que trabalham com o público em geral.

“Um dos focos que a direção da OCA trabalha é fazer com que as informações estejam padronizadas dentro da central, por isso há as capacitações iniciais, continuadas e nivelamento de informações, para que sejam passadas à população as informações igualitárias, no intuito de que todo cidadão, ao procurar os serviços, consiga receber as informações de que necessitam”, comentou Cristina Maia.

Aprovação do público

A OCA tem por objetivo democratizar ao cidadão o acesso à informação e execução de serviços públicos com celeridade, credibilidade e eficiência (Foto: Arquivo Secom)

Mensalmente, a OCA elabora relatórios de atividades que visam analisar todos os trabalhos desenvolvidos, com a participação das instituições parceiras. Esses relatórios são consolidados com o objetivo de extrair seus pontos fortes e as necessidades de readequação de procedimentos, tendo em vista sempre as demandas dos usuários dos serviços, já que a OCA busca repercutir na sociedade princípios e valores que norteiam o atendimento público de excelência.

Conforme o relatório, a OCA Rio Branco teve no ano passado um índice de 96% de satisfação. Já em Xapuri, que oferta em torno de 290 serviços, o índice de satisfação do público chega a 99,5%, com mais de 78 mil atendimentos realizados.

Para o professor de educação física Elissandro Alves, a central tem uma da melhores propostas: tudo em um só lugar. “Anteriormente, tínhamos que nos deslocar de um órgão para o outro, fazendo com que levasse dias para resolver as nossas demandas de pagamento ou emissão de documentos. Hoje é mais cômodo resolver tudo em um só lugar, facilitando a vida do cidadão em economia de tempo e dinheiro.”

A dona de casa Tatiana dos Santos comenta que hoje sai de casa tranquila para ir até a central e realizar um pagamento podendo até levar um dos filhos pequenos. “A OCA de Rio Branco está em uma local estratégico, que é próximo ao Terminal Urbano. Isso facilita, pois pegamos somente um ônibus para chegar lá, onde há um ambiente climatizado, com cadeira para se sentar e banheiro grátis”, disse.

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