Garantir um atendimento público eficiente, humanizado e acessível começa com a formação de quem está na linha de frente. Pensando nisso, o governo do Acre, por meio da Organização em Centros de Atendimento (OCA) deu início a um novo ciclo de capacitação voltado aos servidores recém-integrados à instituição. A abertura ocorreu em Rio Branco e foi transmitida de forma online para todas as unidades da OCA no estado.

Ao todo, 87 servidores participam da capacitação, que tem como objetivo não apenas apresentar a estrutura e os fluxos institucionais, mas também fortalecer os princípios que norteiam a atuação da OCA.
O primeiro momento foi conduzido pela diretora da OCA, Fran Brito, que apresentou o tema “Política de Atendimento: com qualidade, inclusão e equidade”. Em sua participação, ela destacou os pilares que sustentam a cultura organizacional da OCA, a missão e os valores inegociáveis para garantir um serviço público que vá além da eficiência operacional, colocando o cidadão como centro das decisões.

“O nosso trabalho vai muito além de entregar documentos ou orientar sobre serviços. Nós lidamos com pessoas, histórias e realidades distintas. Por isso, cada servidor da OCA precisa estar preparado não apenas tecnicamente, mas com sensibilidade, empatia e equidade. A política de atendimento é o foco da nossa atuação, e é isso que estamos construindo juntos aqui”, destacou Fran.
Além do primeiro módulo, o ciclo de capacitações prevê uma série de temas fundamentais para o fortalecimento do atendimento oferecido. Estão programados os seguintes conteúdos: estrutura de funcionamento, recursos, modelos de gestão e órgãos participantes; gestão da qualidade, normas e rotinas de atendimento; linguagem simples; posturas e comportamentos no diálogo com o cidadão; laboratório do sistema Siga; e oficina do óbvio.

Para os novos servidores, o momento é uma oportunidade de compreender o papel da OCA no fortalecimento da cidadania. A servidora Lucimilda Almeida, uma das participantes da formação, compartilhou sua expectativa sobre o curso: “Estou muito empolgada. A gente percebe o cuidado com cada detalhe e o quanto essa capacitação é pensada para nos preparar não só tecnicamente, mas para tratar a todos com humanidade”.