Com a divulgação dos resultados do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), cresce a expectativa dos estudantes que buscam uma vaga no ensino superior. Para evitar contratempos no momento da matrícula, o governo do Acre, por meio da Organização em Centros de Atendimento (OCA), orienta os candidatos a providenciarem e validarem, com antecedência, a documentação escolar exigida pelas instituições de ensino.

O serviço de validação de documentos está disponível nas unidades presenciais da OCA e tem como objetivo garantir que históricos e certificados estejam devidamente regularizados, assegurando mais agilidade e segurança no processo de matrícula.
Para realizar o atendimento, é necessário apresentar:
- Cópia simples de documento oficial de identificação (RG, CNH, certidão de nascimento ou carteira de reservista);
- Histórico escolar do ensino médio (original);
- Certificado de conclusão do ensino médio (original);
- Cópia simples do certificado ou histórico do ensino fundamental.
Caso os documentos do ensino fundamental não possuam carimbo do Departamento de Registro Escolar (Dire), o estudante deve solicitar a validação com a documentação do ensino médio, apresentando os originais.

A diretora da OCA, Fran Brito, reforça que a antecipação faz toda a diferença para evitar transtornos no período de matrícula. “Quando o estudante chega com a documentação organizada, o processo acontece de forma mais rápida e segura. Nosso trabalho é orientar, facilitar o acesso aos serviços e contribuir para que esse momento tão importante na vida dos jovens aconteça sem imprevistos”, destaca.
O atendimento nas unidades da OCA é efetuado de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30, nos municípios de Rio Branco, Xapuri, Brasileia e Cruzeiro do Sul. Informações adicionais também podem ser acessadas por meio da OCA Virtual, no portal ac.gov.br/oca, nas redes sociais @ocaacre ou pelo call center, pelos telefones (68) 3215-2400, (68) 3215-2475, (68) 3215-2427 e (68) 3215-2445.

A supervisora do Departamento de Registro Escolar (Dire), Antônia Sobralino, também chama atenção para a importância da conferência prévia dos documentos: “A validação garante que todas as informações estejam corretas e reconhecidas oficialmente. Orientamos que os estudantes não deixem para a última hora e procurem o atendimento com antecedência, garantindo mais tranquilidade no momento da matrícula”.
A OCA recomenda que os candidatos confiram a lista de documentos antes de se deslocar até a unidade mais próxima, contribuindo para um atendimento mais ágil e eficiente.




