Em uma ação que busca fortalecer laços familiares e promover a conscientização, a Organização em Centros de Atendimento (OCA), em parceria com o Centro Universitário Estácio Unimeta, promoveu uma roda de conversa sobre o Papel do pai na vida dos filhos. O evento reuniu pais da unidade de Rio Branco, permitindo a troca de experiências sobre o papel paterno na criação e desenvolvimento infantil.
Conduzida pela psicóloga Jeovana Roberta, a discussão contou com a participação ativa de estudantes de Psicologia, enriquecendo o debate com perspectivas acadêmicas. O foco principal foi o impacto da presença paterna na formação emocional, social e cognitiva das crianças.
“A figura paterna desempenha papel vital no desenvolvimento infantil, contribuindo para a identidade, autoestima e habilidades sociais”, afirmou Jeovana Roberta. A presença e envolvimento paternos desde o início são cruciais para criar segurança emocional.
A roda permitiu aos pais compartilharem experiências e desafios, construindo laços e solidariedade através da compreensão coletiva. Claudio Pires, servidor da OCA, ressaltou o aprendizado sobre o impacto da figura paterna. “Entender como a presença do pai molda o desenvolvimento das crianças é crucial, especialmente para mim que sou pai de menina.”
Para a diretora da unidade, Fran Brito, “essa é mais uma ação que busca o crescimento pessoal dos nossos servidores. Entendemos que a entrega profissional passa também pela formação pessoal, pelo contexto familiar de cada indivíduo. Formar e ajudar no crescimento não só dos servidores públicos, também do lado pessoal de cada um desses, faz parte da nossa missão, que busca valorizar os agentes públicos”.
A ação reforça o compromisso das instituições em atividades além do institucional, fortalecendo valores e exemplificando colaboração entre setores. O evento não só gerou resultados duradouros, mas também destacou valores essenciais da organização.