OCA cria horta para fornecer alimentos saudáveis aos seus servidores

Projeto Horta da OCA é uma opção saudável para o almoço dos servidores ( Foto: Assessoria OCA)
Projeto Horta da OCA é uma opção saudável para o almoço dos servidores ( Foto: Assessoria OCA)

Oferecer ao agente público uma excelente qualidade de vida no trabalho é hoje uma das principais finalidades da Diretoria da Central de Serviço Público (OCA). Por isso, no ano passado, foi iniciado o projeto Horta da OCA, fruto do desejo de proporcionar aos que trabalham e fazem suas refeições na instituição saladas básicas com produtos orgânicos. Ao longo de mais de um ano de existência, a instituição já beneficia seus funcionários com essa ação.

“Hoje, podemos disponibilizar os produtos da horta com muito carinho àqueles que dedicam suas vidas diariamente ao bem servir à nossa população. Oferecemos salada de alface, rúcula e couve. Pela dimensão da OCA, ainda não estamos atendendo de forma frequente, porém, quando é possível, fazemos com muito carinho”, ressaltou Tereza Araujo, gestora do projeto.

Salada orgânica é uma opção para os servidores que almoçam no local (Foto: Assessoria OCA)
Salada orgânica é uma opção para os servidores que almoçam no local (Foto: Assessoria OCA)

A implantação desse projeto só foi possível devido ao esforço, colaboração e contribuição dos próprios servidores, que doaram vasilhas, sementes e adubo e mantêm diariamente a horta. Além de atender com salada básica, a central também já está fazendo chás naturais de algumas ervas que são cultivadas na horta, como capim-cidreira, erva-cidreira, hortelã e boldo.

“Esse projeto é de grande valia, pois, dessa forma, percebemos que a administração se preocupa com o nosso bem-estar. Sentimo-nos valorizados, e a consequência dessa ação é refletida na execução do atendimento. Procuramos dar ao cidadão o melhor de nós”, afirmou Francisca Portela, atendente da OCA.

Ainda segundo a responsável pela ação no local, a existência de uma horta na instituição é muito importante, pois, além de contribuir para uma alimentação mais saudável, sensibiliza as pessoas para nas suas casas produzirem as próprias verduras, temperos e ervas, e assim adquirirem melhor qualidade de vida.