Obras públicas geram empregos em todo o Acre

A lida diária é uma conquista para muitos trabalhadores (Foto: Edna Medeiros/Secom)
A lida diária é uma conquista para muitos trabalhadores (Foto: Edna Medeiros/Secom)

O Acre tem cerca de 190 obras públicas em andamento, o que mobiliza uma mão de obra aproximada de 3.800 vagas de trabalho para atender a amplitude do desafio de implementar melhorias estruturais.

O número é variável, porque em diferentes etapas do andamento das atividades há variações das frentes de serviço. No entanto, essas são oportunidades de renda para muitos trabalhadores.

Altiério Uchoa tem 27 anos de idade e passou uma longa fase desempregado. A oportunidade de reverter essa situação foi como auxiliar de obras na construção de casas para a Cidade do Povo. E de lá já seguiu para outra empreitada, agora edificando o Laboratório de Pesquisa em Biologia Molecular, que vai integrar o Hospital das Clínicas.

Realidade semelhante viveu o guiomarense Evandro Santos, cuja fase de desemprego durou cinco meses. Com o passar do tempo e sem renda, a situação financeira se agravou para criar seus dois filhos de 14 e 3 anos de idade: “Minha esposa está desempregada, então esse trabalho de servente é muito bom”.

As obras são essenciais para o desenvolvimento das cidades. Assim como o trabalho de manutenção dos parques e equipamentos públicos, que delineiam a urbanização e proporcionam mais qualidade de vida para a população.