Obras de urbanização na região do Igarapé Fidencio beneficiam mais de 1.400 pessoas

A região que abriga os bairros Ourucuri, Placas e Chico Mendes na capital acreana passa por um momento especial, são obras de urbanização no Igarapé Fidencio (Foto: Angela Peres/Secom)

A região que abriga os bairros Ourucuri, Placas e Chico Mendes, na capital acreana, passa por um momento especial: são obras de urbanização no Igarapé Fidencio (Foto: Angela Peres/Secom)

A região que abriga os bairros Ourucuri, Placas e Chico Mendes, na capital acreana, passa por um momento especial. São obras de urbanização no Igarapé Fidencio, no valor de R$ 15,5 milhões, que levarão água, esgoto, drenagem, pavimentação e lazer para seus moradores. Só no entorno da obra, são 350 famílias beneficiadas, mais de 1.400 pessoas que podem comemorar um salto gigantesco na qualidade de vida. A obra deverá ser entregue em abril de 2014.

Agora, 80 homens trabalham diretamente nas obras de infraestrutura, que já está com terraplanagem feita e a construção do canal de escoamento do esgoto e drenagem a todo vapor.  “Só de canal serão 900 metros, e 13 ruas serão pavimentadas. Também está sendo feita a regularização fundiária das famílias que moram no entorno da obra e ainda não possuem o título”, explica Stenio França, engenheiro da Secretaria de Obras Públicas (Seop), responsável pelo projeto.

Luiz Lourenço e sua família estão felizes com as obras (Foto: Angela Peres/Secom)

Luiz Lourenço e a família estão felizes com as obras (Foto: Angela Peres/Secom)

Vale lembrar que o canal ganhará toda uma estrutura, como a do Parque da Maternidade, com playground, quadra de futebol e vôlei de areia, academia a céu aberto e quiosques, gerando uma opção a mais de lazer para todos os moradores da região. O grande diferencial é que será criada uma Estação de Tratamento de Esgoto compacta, que irá tratar lá mesmo o esgoto depositado antes de devolvê-lo à natureza.

Moradores orgulhosos

Luiz Lourenço e a família são moradores que estão no entorno das obras pelo lado do bairro Chico Mendes. Há 16 anos nessa residência, morando com a mulher e três filhos, Luiz não esconde a satisfação de ver as obras acontecendo na porta de sua casa. “Vai trazer lazer para todos e trabalho com os quiosques. Muita gente aqui vai ser beneficiada. Eu mesmo quero tentar conseguir um dos quiosques para montar minha venda”, conta Luiz.

Com o filho mais novo no colo, Luiz explica que deixou a antiga moradia na Cadeia Velha para se mudar para o Chico Mendes, mudança da qual nunca se arrependeu e se diz bastante feliz. Ainda assim, ele tem uma séria preocupação: “Eu quero que essa área seja segura, pra mim e pros meus filhos”. Para Luiz, a urbanização e o lazer podem ajudar nessa questão. “Isso vai ficar lindo, acho que igual ao Parque da Maternidade, cheio de gente andando e se divertindo.”

Já Luiz Felipe Coelho e sua família esperam há 16 anos pela pavimentação de sua rua (Foto: Angela Peres/Secom)

Luiz Felipe Coelho e a família esperam há 16 anos pela pavimentação de sua rua (Foto: Angela Peres/Secom)

Para Luiz Felipe Coelho e a família, morando do outro lado do entorno da obra, no bairro Ouricuri, a realidade é ainda melhor, principalmente por um benefício que eles esperam há 16 anos, desde que se mudaram: a pavimentação da rua. Segundo a mulher de Luiz Felipe, Elisângela Coelho, “nós tínhamos um carro Celta e tivemos que vender, porque o fundo dele tava ficando todo destruído. Estou superfeliz com essas obras, pois vão asfaltar minha rua pela primeira vez. Não tem como não ficar feliz”.

Segundo Luiz Felipe, quando se casou com Elisângela e se mudaram para o bairro, faltava tudo lá. “A água só veio um ano depois, e o esgoto e o asfalto estão chegando agora.” O casal e a filha também comemoram as obras de urbanização pelas melhorias de tráfego que serão possíveis na região e pela valorização dos imóveis.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter