Avanço

Obras de infraestrutura urbana avançam gerando cidadania, emprego e renda em Feijó

Além do programa de pavimentação de ruas, as obras de ramais avançam conciliando a implementação do Luz para Todos. Operação tapa-buraco é definida entre Estado e Município.

FEIJÓ – As obras de infraestrutura programadas pelo Governo do Estado do Acre por intermédio do Departamento Estadual de Água e Saneamento (Depasa) avançam no interior. Em Feijó, mais de R$ 1,5 milhão é investido. No bairro Conquista centenas de famílias estão saindo da lama. Uma das áreas beneficiadas era de várzea. A pavimentação com tijolos acabou com riscos de alagamentos, o odor produzido por águas paradas e o lixo depositado nos cursos hídricos.

As obras de infraestrutura programadas pelo Governo do Estado do Acre por meio do Depasa avançam no interior Foto: Ascom Prefeitura de Feijó

Na manhã desta terça-feira, 16, o presidente do Departamento de Estradas e Rodagens do Estado do Acre, (Deracre) engenheiro Ítalo Medeiros, a convite do prefeito Kiefer Cavalcante, visitou a região. Para a família de Francisca Gomes, moradora do seringal Jurupari, com residência na região, a pavimentação representa o fim das sacolinhas nos pés. Seu filho Ezinaldo Silva mora no bairro Conquista.

“A pavimentação representa o fim das sacolinhas nos pés”, completa Francisca Gomes Foto: Jairo Carioca/Secom

“Isso representa muito pra gente que vivia aqui atolado no período invernoso. Agora podemos sair para deixar o filho na escola e ir trabalhar sem melar os pés”, disse Ezinaldo.

Deracre garante mais recursos para infraestrutura urbana em Feijó

Além do programa de pavimentação de ruas, o Deracre garantiu a execução de uma operação tapa-buracos. A parceria será assinada através de um novo convênio entre o Estado e o Município, no qual as ruas que receberão o benefício serão planejadas pela prefeitura.

“Viemos aqui planejar a ação para que o município esteja com equipes preparadas para executar a pavimentação. Aqui em Feijó as parcerias estão dando certo. O governador quer melhorar toda a malha viária urbana”, disse Medeiros.

Ainda de acordo o diretor-presidente, as obras da operação tapa-buracos serão executadas este ano. A prefeitura inicia na próxima semana, com recursos federais, a pavimentação do principal corredor de acesso à cidade, a avenida Marechal Deodoro, que recebe recursos de R$ 2,5 milhões de emenda parlamentar do ex-senador Gladson Cameli, hoje governador do Estado.

“Nossa parceria vem dando certo, estamos recebendo verbas de quando o governador era senador. O Gladson sempre olhou pela nossa cidade. Estamos gerando emprego e renda e melhorando a qualidade de vida de quem mora na cidade e no campo”, disse o prefeito.

Com programação de ramais produtor rural ganha Luz para Todos

Outra ação desenvolvida na parceria do Deracre com o município de Feijó é a implementação do programa Luz para Todos. Segundo Ítalo Medeiros, em 250 km de ramais chegará energia elétrica ao homem do campo.

A luz chegará pela primeira vez para 427 famílias, algumas delas, moradoras de regiões isoladas em quatro regionais no sentido da BR 364, Novo Berlim, Luiz Monteiro e região conhecida como Maravilha.

O prefeito Kiefer Cavalcante disse que a comunidade dos Pintos, comunidade 9 de Agosto e ramais do Limoeiro estão com obras avançadas através da parceria com o Estado.