Com 290 metros de extensão, ponte irá reconfigurar o trânsito com mais qualidade de vida para os moradores de Rio Branco
As obras da 4ª Ponte sobre o Rio Acre estão em franco andamento e rigorosamente dentro do cronograma estabelecido pelo Departamento de Estradas de Rodagem, Hidrovias e Infraestrutura Aeroportuária (Deracre). A fase atual, segundo o assistente de fiscalização da obra, Vinicius de Morais Silva, é de montagem dos pilares do apoio 2, no Segundo Distrito. Vinte operários trabalham na armação do pilar de três metros preparando-o para a concretagem, serviço que sofre solução de continuidade diante da elevação do nível do rio.
O pilar em construção possui nove metros de diâmetro. Para preenchê-lo, o concreto será bombeado. "O trabalho não pára nem mesmo com o inverno. Só se interrompem as obras quando chove muito forte visando a segurança dos trabalhadores", explicou Silva.
A 4ª Ponte está sendo construída em concreto protendido, sistema que melhora a resistência da obra, e terá 290 metros de extensão por 19,30 de largura ligando as ruas Epaminondas Jácome e Seis de Agosto.
Quando concluída, terá criado os três primeiros viadutos da capital nas ruas Cearense, Santa Terezinha e Epaminondas Jácome. Este último terá 19 metros de extensão por 4,60m de altura. Somando-se o projeto de urbanização do Segundo Distrito, o Governo irá investir cerca de R$ 50 milhões no projeto.
A Fundação de Tecnologia do Acre (Funtac) instalou um laboratório no canteiro da obra na rua Seis de Agosto. A unidade faz exames regulares da consistência do concreto para assegurar a qualidade do serviço, entre outras atividades.
Pelo menos 8,2 mil famílias estão sendo diretamente beneficiadas com esse projeto, cujos reflexos são comparados aos do Parque da Maternidade, que transformou a paisagem e atendeu toda a população da cidade. O projeto é realizado em parceria com a Prefeitura de Rio Branco a partir de orientação do Plano Diretor da capital. Os recursos são do Tesouro Estadual e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Fase III.