O sistema de ensino profissionalizante público e a força do talento

Como um jovem empreendedor criou um sistema que facilita a busca em cadastro empresarial depois de estudar no Instituto Dom Moacyr

{flv}aqui_e_ali_07_10_2008{/flv}

O Centro de Educação Profissional em Serviço Campos Pereira teve um efeito revolucionário na vida do ex-skatista acreano  Breno Thales Araújo. Filho de um policial militar e uma auxiliar de enfermagem, Breno inaugurou o curso de webdesigner, fez outros estudos, entrou na faculdade e ficou em primeiro lugar na seleção para professor de informática na escola. Em meio a correria dos estudos, Breno acabou se dedicando tanto às ferramentas de sistema que acabou criando algo que considera inovador entre os motores de busca: o site empresarial AquiAlli (www.aquialli.com)  cujo diferencial é a busca dinâmica de autocomplemento.

Se o nome é meio complicado o resultado que o AquiAlli proporciona é extremamente simplificado: basta clicar uma letra do ramo pretendido (por exemplo, o r de restaurante) e o motor apresenta as opções de empresas que estão cadastradas. O AquiAlli está surpreendendo o mercado e em pouco mais de dois meses de vida on line já possui sessenta empresas cadastradas. Cada uma paga R$ 10 ao mês.

A palavra "Alli" tem dois éles porque, segundo a explicação de Breno, acabou incorporando  a palavra inglesa all, que significa "tudo".  O site registra média de duzentos acessos ao dia, número que expressa uma tendência positiva de visitação. Breno parece não ter dúvida quanto a origem desse sucesso: "foi a Campos Pereira que me  abriu as portas do mundo virtual", afirmou o jovem que chegou a trancar matrícula na faculdade para economizar dinheiro e conseguir registrar a marca e a firma.  O escritório de Breno fica localizado na rua Júlio César, número 100, no bairro da Cerâmica. Ele conta com ajuda de cinco pessoas para tocar o empreendimento.

 

aquialli_foto_gleilson_miranda_01.jpg

Breno, criador do AquiAlli, começou como aluno e hoje é professor na escola (Foto:Gleilson Miranda/Secom)

Núcleo do Instituto Dom Moacyr, o  Centro de Educação Profissional em Serviço Campos Pereira, presta homenagem ao radialista Campos Pereira surgiu para oferecer  oportunidade de qualificação profissional nas áreas de comunicação, gestão, informática e turismo, para jovens egressos do ensino médio e trabalhadores necessitados de qualificação e re-qualificação, principalmente desempregados. Nesse contexto, o caso de Breno não é único. De acordo com Irailton Lima, presidente do Instituto Dom Moacyr, um número considerável de jovens estão se encaminhando na vida profissional, com carreira definida, a partir dos cursos da Campos Pereira.  "Um jovem desses gera valor para  a sociedade. A gente faz a formação confiando que a profissionalização abre portas, cria novas possibilidades", resumiu Lima.

"Inaugurado em setembro de 2005, o CEP oferece uma educação profissional gratuita, de qualidade e preocupada, não apenas com a inserção do educando no mercado de trabalho, mas, principalmente, com a promoção do ser humano enquanto sujeito social, capaz de exercer plenamente sua cidadania", diz  o site do Instituto Dom Moacyr (www.idep.ac.gov.br).

Expansão – Breno sonha alto e já tem planos de expansão para o site. O projeto a técnica de programação Ajax, a mesma do Gmail, a solução de email do Google. O Ajax, explicou Breno, mistura outras linguagens  de programação para internet como Doom, Java Script, XML  e CSS. 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter